ANO "C" - DIA: 09.07.2025
14ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)
MEMÓRIA DE SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Convertei-vos e crede no Evangelho, pois, o Reino de Deus está chegando!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4 Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5 Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: "Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6 Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7 Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Jesus chama!"
“Naquele tempo, Jesus chamou os dois discípulos e deu-lhes poder para expulsar os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade” (Mateus 10,1-7).
O chamado de Jesus e nossa missão
Meus irmãos e minhas irmãs, aqui, neste Evangelho, nós apresentamos o momento em que Jesus chama os doze apóstolos e envia-os em missão. É um texto fundamental para refletirmos sobre a vocação, a missão e a identidade da Igreja.
A iniciativa Divina
Aqui estão os pontos importantes: Jesus chama os doze, e você precisa se incluir. Você precisa se colocar como aquele que está sendo enviado pelo Senhor. O chamado parte da iniciativa de Jesus, não dá escolha dos homens.
Por isso, meus irmãos, todo chamado de Deus parte de Deus, ou seja, é Ele que nos chama. A nós cabe responder.
Ele dá autoridade sobre os espíritos impuros e sobre as doenças.
Todos nós batizados, chamados por Deus, temos autoridade no nome de Jesus de expulsar os demônios e proclamar as curas, seja física, seja espiritual. Não é apenas um envio, meus irmãos, mas uma capacitação que Deus nos dá pelo poder espiritual que nosso batismo nos concede, ou seja, mostra que o ministério não é apenas humano, mas a participação da missão divina, ou seja, nós partimos em missão, mas nós partimos sobre a graça de Deus.
A simplicidade dos chamados
E é Ele que vai realizar em nós se formos dóceis e deixarmos de sermos instrumentos em Suas mãos. Meus irmãos, são pessoas simples que são chamadas.
Os apóstolos são pessoas simples, ou seja, de origens diversas, como você, como eu, com suas fragilidades.
Você não tem fragilidades? Eu não tenho fragilidades? Temos. Mas, inclusive, nós vemos, aqui dentro desses doze, Judas Iscariotes.
Foi chamado. Jesus sabia da sua fragilidade, Ele sabia do seu pecado, mas o envia em missão.
Quero destacar o seguinte: Deus confia em cada um de nós como instrumentos para continuar a sua obra. Meu irmão, minha irmã, não tenha medo de impor as mãos, de falar do Evangelho e de proclamar o reino de Deus, porque nós temos, pelo nosso batismo, a autoridade, no nome de Jesus, para levar a cura e a salvação.
Coragem e perseverança
Que Deus lhe dê coragem e que o Espírito Santo o fortaleça para que você não desanime, mas persevere.
Que Deus o abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário