
A imagem de Nossa Senhora, esculpida em 1430 por Nicolò da Venezia, no santuário da basílica de Santa Maria do Monte Berico. | Kristina Millare/CNA
Por Kristina Millare
27 de ago de 2025 às 15:20
A primeira pedra do santuário de Santa Maria do Monte Berico, na Itália, foi colocada em 25 de agosto, há cerca de 600 anos, mas continua a atrair peregrinos.
Desde 1435, os Servos de Maria, também conhecidos como servitas, são os guardiões oficiais do santuário. O então bispo de Veneza, Bartolomeo della Pasina, confiou o cuidado do local mariano e de seus peregrinos à ordem religiosa mendicante.
Em tempos de grande agitação, como a peste, na Idade Média, e os saques das tropas de Napoleão Bonaparte no fim do século XVIII, os servitas celebraram missas e rezaram em por daqueles que se voltaram para eles e para a Bem-Aventurada Virgem Maria em momentos de necessidade.
Mais Lidas
1
2
3
4
5
Segundo o padre Giuseppe Corradi, OSM, provincial dos Servos de Maria do Vêneto, a história de Nossa Senhora do Monte Berico é simples, mas resistiu ao teste do tempo.
“A mensagem da Mãe de Deus do Monte Berico foi, antes de tudo, construir uma igreja em homenagem a ela”, disse Corradi à CNA, agência em inglês da EWTN. “Mas também que todos que visitarem a igreja no primeiro domingo do mês ou em festas dedicadas a ela receberão graças especiais”.
“As pessoas creem nisso e recebem graças especiais”, disse ele com um sorriso. “Eu também já tive essa experiência”.
Registros escritos nos arquivos do santuário dizem que a Mãe de Deus apareceu a uma mulher já idosa chamada Vincenza Pasini no monte Berico em 7 de março de 1426 e novamente em 1º de agosto de 1428.
Nossa Senhora apareceu a Pasini na colina, pedindo-lhe que dissesse ao bispo local, Pietro Emiliani, para encorajar o povo da cidade a rezar a ela e a construir uma nova igreja dedicada a ela.
O bispo inicialmente não acreditou em Pasini, mas ela voltou uma segunda vez com o mesmo pedido dois anos depois, em 1428.
Embora Pasini tivesse medo de ser rejeitada novamente, Nossa Senhora lhe disse que o bispo acreditaria nela daquela vez e construiria uma igreja no monte Berico.
Em três meses, uma pequena capela foi construída e muitos fiéis começaram a chegar pedindo a intercessão e proteção de Nossa Senhora no novo local de peregrinação.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“A Mãe de Deus disse a ela que é preciso confiar nela”, disse Corradi à CNA. “Portanto, nós também temos que confiar na Mãe de Deus”.
O crescimento do Santuário
No ano que vem, o sexto centenário da primeira aparição de Nossa Senhora do Monte Berico será celebrado em 7 de março.
Com os preparativos em andamento para grandes celebrações, Corradi disse que ele e seus irmãos religiosos são gratos pelos muitos dons espirituais e milagres de fé que testemunharam no santuário centenário.
O santuário original cresceu de uma pequena capela para um santuário mariano com vista para a cidade de Vicenza.
“Quando uma grande festa mariana, como a Assunção, é celebrada, vê-se que todas as partes da igreja e fora dela estão cheias de pessoas”, disse Corradi.
“Hoje, as pessoas dizem que temos que visitar a basílica do monte Berico nove vezes por ano, no primeiro domingo do mês”, disse ele. “Depois das visitas, eles recebem as graças”.
Fonte: www.acidigital.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário