
Representantes das AVSI Brasil (Associação Voluntários para o Serviço Internacional) e do IMDH (Instituto Migrações e Direitos Humanos), Fabrizio Pelicelli, Graziela Guimarães, Jessica e a irmã Rosita Milesi foram recebidos pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers e pelo subscretário adjunto geral, o padre Lenadro Megeto.

Foto: Willian Bonfim – ASCOM CNBB.
Segundo a diretora do IMDH, a visita se deveu, em primeiro lugar, como uma oportunidade para agradecer a CNBB pela parceria que viabiliza a acolhida de famílias refugiadas venezuelanas que chegam ao Brasil no Centro de Acolhida Casa Bom Samaritano.
A Casa, que serviu como residência dos assessores da Conferência e foi cedida pela CNBB em 2021 ao projeto, já acolheu mais de 200 famílias, a quem ofereceu formação para o seu desenvolvimento e preparação para a sua integração de forma cidadã em nosso país.

Foto: Willian Bonfim – ASCOM CNBB.
Inserção ao trabalho e à cidadania
A religiosa conta, que um dos pontos importantes do projeto é a inserção no trabalho de pelo menos uma pessoa de cada família, para assegurar condições de ingresso de recursos para sua manutenção quando deixarem a Casa.
Outro ponto da reunião girou em torno das estratégias para a manutenção financeira e a sustentabilidade do projeto. A equipe apresentou ao secretário-geral da CNBB um informe sobre a manutenção atual do espaço e as perspectivas de continuidade do Projeto “Acolhidos por meio do Trabalho” nos próximos anos.
“Tratou-se da renovação do contrato por um novo período, tendo recebido a boa notícia de que o Acordo será renovado até abril de 2027, período que está sob a responsabilidade da atual presidência da CNBB”, disse irmã Rosita.
Dom Ricardo destacou a importância da atenção às crianças, sempre presentes em grande número na Casa. Segundo ele, assegurar a elas o acesso à escola, ao cuidado da saúde, à formação e a os espaços lúdicos para o seu desenvolvimento integral são fundamentais defendidos pela CNBB.
O presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pelicelli, colocou-se disponível a colaborar com a CNBB na busca de recursos para manutenção do projeto “Correndo atrás de um Sonho”, Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mantido pela CNBB, que atende crianças, adolescentes e mulheres vulneráveis na região do Incra 8, em Brazlândia (DF).
Fotos: Fiama Tonhá – ASCOM CNBB
Por Willian Bonfim
Fonte: www.cnbb.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário