ANO "C" - DIA: 15.10.2025
28ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)
MEMÓRIA DE SANTA TERESA DE JESUS (SANTA TERESA ÁVILA)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
-Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse o Senhor: 42 "Aí de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43 Aí de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44 Aí de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber". 45 Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: "Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!" 46 Jesus respondeu: "Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Santa Teresa de Jesus, a força da oração e da autenticidade"
Santa Teresa de Jesus, a santa que reformou o Carmelo
Hoje, nós comemoramos a memória de Santa Teresa de Jesus, virgem e doutora da Igreja. E o mais importante que nós devemos compreender desta santa é que ela reformou o Carmelo. Ela é uma mulher mística, exemplo de autenticidade, de oração e de coragem evangélica.
E o Evangelho de São Lucas 11,42-46 vai nos falar o seguinte: “Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus”.
O testemunho de Santa Teresa de Jesus na história da Igreja
O Evangelho de hoje é uma palavra firme de Jesus contra a religiosidade falsa. E o Senhor está nos pedindo que essa religião seja combatida, porque ela mata a alma, esfria o coração e nos afasta de Deus.
Assim, temos o belo testemunho de Santa Teresa de Jesus, que nasceu em um tempo de grande rigidez religiosa, em pleno século XVI, quando a inquisição vigiava tudo, e o legalismo sufocava a espiritualidade. Olha que interessante: Santa Teresa ousou buscar um relacionamento pessoal, íntimo e vivo com o Senhor. Isso é o que marca a vida dessa grande mulher de Deus!
A verdadeira reforma começa no coração
Ela viveu um relacionamento íntimo, vivo, pessoal com Deus a partir da oração profunda, ou seja, ela sabia que a verdadeira reforma da Igreja começa no coração, na alma que se deixa transformar por Cristo.
Olha que preciosidade a vida dessa grande mulher de Deus: a reforma começa no coração. Tudo está ligado ao coração. Por isso Teresa não teve medo de questionar aparências. Ela reformou conventos, renovou vidas e enfrentou resistência, inclusive de autoridades religiosas. Mas sua força vinha da oração e da verdade interior.
A oração é um encontro pessoal e íntimo com Deus
Para ela, orar é tratar com amizade Aquele que sabemos que nos ama. Não é rito vazio, mas um encontro real com Deus. Aprendamos com Santa Teresa de Jesus a ter uma experiência profunda, íntima e pessoal para vivemos um encontro real com Deus.
Que ela interceda por nós e rogue por nós a Deus, e que Ele nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário