quinta-feira, 16 de outubro de 2025

EVANGELHO DO DIA (Lc 11,47-54)

ANO "C" - DIA: 16.10.2025
28ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse o Senhor: 47 "Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48 Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49 É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50 a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51 desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52 Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar". 53 Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54 Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"A verdade de Deus que incomoda, mas liberta os corações"

A verdade de Deus que incomoda, mas liberta os corações
No Evangelho de hoje, de São Lucas 11,47-54, o evangelista vai nos trazer algo importante.

Prestemos atenção naquilo que o Evangelho vai nos trazer: “Ai de vós que construís os túmulos dos profetas que os vossos pais mataram. Assim vós sois testemunhas, e aprovai as obras de vossos pais. Por isso a sabedoria de Deus diz: ‘Eu lhes enviarei profeta e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles'”.
Viver a verdade de Deus sem aparência

O pano de fundo para essa homilia é a verdade que incomoda. Quem não vive a verdade de Deus se incomoda com aqueles que querem viver verdadeiramente a sua fé experimentada, vivida e anunciada.

E o Senhor reprova aqueles que constroem uma vida sobre algo vazio, algo sem profundidade, algo que não traz para nós mudança de coração, conversão, muito menos viver aquilo que a Doutrina da Igreja nos ensina.

A verdade de Deus que ilumina e transforma corações
Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Enfim, os mandamentos da lei de Deus. Quem vive, e vive de forma profunda, sempre vai incomodar. Mas o incomodar não é num sentido negativo, mas num sentido positivo, para ajudar aqueles que estão no erro, aqueles que estão afastados de Deus, a se encontrar com nosso Senhor.

E por isso, meus irmãos, nós precisamos não ficar remoendo o passado, remoendo a vida pregressa. Não! Uma vez que fazemos uma experiência profunda com Deus, nós vamos sair das trevas e vir para a luz, ou seja, vir para a verdade. Quando se denuncia injustiça, quando se denuncia os erros morais, nós não podemos ficar em silêncio.

Nós precisamos também nos manifestar, dar assentimento à nossa fé, para que muitos possam encontrar a verdadeira graça de Deus.

O chamado de Jesus a não impedir o Evangelho
O pecado dos doutores da lei foi fechar a porta do conhecimento, isto é, impedir o povo de entrar em contato com a verdade libertadora de Deus.

Em vez de guiar, complicaram. Em vez de abrir o caminho, criaram obstáculos. Que nós não criemos obstáculos para o Evangelho de Deus chegar a muitos corações. Que o Senhor nos dê a graça de sermos verdadeiros e, sendo verdadeiros, vivermos a graça de Deus para tocar os corações.

Que o Senhor nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: