
Dando sequência aos trabalhos da reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta quarta-feira, 5 de novembro, em Brasília, os bispos trataram de temas como as campanhas da Igreja para os próximos anos, os preparativos para a COP 30 e o 19º Congresso Eucarístico Nacional.
Campanhas da Igreja
O secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul, apresentou as novidades sobre a Campanha para a Evangelização 2025, que traz o tema “Hoje, é preciso que eu fique na tua casa”. Ele destacou que os roteiros de celebração já foram distribuídos aos bispos de todo o país.

Roteiros de celebração da Campanha para a Evangelização
Sobre a Campanha da Fraternidade 2026, padre Jean informou que os seminários regionais já estão em andamento e que todos os subsídios estão disponíveis no site da Edições CNBB.
Outro ponto apresentado foi o projeto “Capacita em Rede”, iniciativa que nasceu da Campanha da Fraternidade e já alcançou os 19 regionais da CNBB, com mais de 20 mil certificados emitidos em cursos de capacitação profissional. A meta é chegar a 32 mil certificados, com alguns regionais buscando novas fontes de financiamento para garantir a continuidade das ações.

Dom Vicente
Preparativos para a COP 30
Dom Vicente Ferreira, presidente da Comissão para a Ecologia Integral e Mineração, apresentou as atualizações da articulação “Igreja Rumo à COP 30”, criada há quase dois anos pela Presidência da CNBB, para pensar ações para a 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP).
Ele destacou que a presença da Igreja na COP 30 quer ser “profecia”, contribuindo com o debate global sobre justiça climática.
Entre os números esperados para o evento em Belém (PA) estão 70 mil participantes, 7 mil delegações e 15 mil pessoas na Cúpula dos Povos, incluindo cerca de 3 mil indígenas. A marcha global do dia 15 de novembro deve reunir cerca de 50 mil pessoas.
Dom Vicente destacou ainda o documento “Um chamado por justiça climática e a Casa Comum”, elaborado por representantes do Sul Global e apresentado ao Papa Leão XIV. Enfatizou que a CNBB planeja uma Assembleia pós-COP em março de 2026 para dar continuidade às iniciativas.
Durante o debate, dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, reforçou a importância de manter uma articulação permanente após a COP, e dom Vilsom Basso, presidente da Comissão para a Juventude, elogiou o envolvimento da CNBB e da arquidiocese de Belém, que criou quatro polos de reflexão para o evento.
O padre Leandro Megeto, subsecretário-geral da CNBB, informou que a Conferência está coordenando a acolhida da Delegação da Santa Sé, prevista em 10 pessoas. E que a participação de pessoas ligadas à Igreja já conta com o número de 94, incluindo 47 bispos, sendo 8 cardeais. Ele destacou ainda as atividades previstas: a visita ao barco-hospital Papa Francisco em Belém (11/11), o Simpósio da CNBB (12/11) – que será transmitido pelas rádios e TVs católicas – e as missas na Basílica de Nazaré (12/11) e de encerramento (16/11).

Dom João Justino
Congresso Eucarístico Nacional
Encerrando o bloco de informes, o arcebispo de Goiânia e segundo vice-presidente da CNBB, dom João Justino, apresentou as informações sobre o 19º Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado de 3 a 7 de setembro de 2027, em Goiânia (GO), sob responsabilidade da arquidiocese local e das dioceses do regional Centro-Oeste.
O tema será “Hóstias vivas, no mundo, para a glória do Pai” e a preparação inclui um concurso para a música do hino e a elaboração do texto-base, atualmente em fase de revisão pelas Comissões de Doutrina e Liturgia. O evento contará ainda com um Simpósio Teológico-Pastoral, cuja programação está sendo definida por 13 comissões.
Comunicados das Comissões e Regionais da CNBB
A manhã também foi marcada por comunicados dos regionais e das Comissões Episcopais. Diversos bispos apresentaram informes sobre atividades pastorais, formações e eventos programados em suas regiões e comissões.
O arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, destacou os trabalhos do regional Norte 1, que realizou recentemente sua Assembleia. Ele explicou que o grupo estudou o texto das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora, enviando sugestões à CNBB, e retomou o manual em elaboração sobre prevenção de abusos de menores, com apoio da Comissão de escuta. O regional também avança na formação de seminaristas, com iniciativas nos seminários maior e propedêutico.
Na Comissão para a Ação Missionária, dom Maurício Jardim apresentou informações sobre o Congresso Americano Missionário (CAM-7), que será realizado de 14 a 18 de novembro de 2029, na arquidiocese de Curitiba (PR). Ele recordou que, em 1995, o Brasil sediou o V Congresso Missionário Latino-Americano (COMLA 5), em Belo Horizonte, com o lema “Vinde, vede e anunciai”. Passados trinta anos, o CAM-7 quer renovar o impulso missionário nas Américas. Já estão definidos o local e a data, a comissão central está em formação e foi elaborado um acordo de cooperação entre as Pontifícias Obras Missionárias e a Mitra de Curitiba.
Pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, dom Leomar Brustolin apresentou um balanço das atividades de 2025 e as perspectivas para 2026. Foram visitadas 42 dioceses com formações sobre a Iniciação à Vida Cristã. O lançamento do livro “Formação de Catequistas para a IVC” teve 137 exemplares vendidos, e as lives de formação somaram mais de 75 mil visualizações. O Mês da Bíblia registrou a venda de 9 mil exemplares do texto-base, e o manual de catequética ultrapassou 2 mil exemplares, com os eixos comunhão, participação e missão. O 2º Congresso Nacional de Animação Bíblica da Pastoral, realizado em parceria com a PUC Goiás, reuniu 200 participantes, e o Jubileu dos Catequistas celebrou 250 participantes de todo o Brasil.
Entre as perspectivas, dom Leomar citou o lançamento de uma nova coleção de catequese, o acompanhamento dos regionais e a II Romaria Nacional dos Catequistas.
No regional Sul 1, foram realizados o Encontro Estadual de Liturgia (22 a 24 de agosto), a Romaria da Terra e da Água (23 de agosto), o Congresso das Novas Comunidades (5 a 7 de setembro, em Santo Amaro – SP), além de reuniões com profissionais das cúrias diocesanas, eventos da Pastoral da Pessoa Idosa e a Peregrinação dos Seminaristas do Regional.
A Comissão para a Liturgia apresentou a nova edição do Guia Litúrgico-Pastoral, o material de Oração dos Fiéis – Ano A, e informou que foi aberta consulta para aprovação de formulários litúrgicos para o Advento, Natal e Quaresma. Também foram anunciados o 37º Encontro Nacional de Liturgia, que acontecerá de 27 a 30 de outubro, em Itaici (SP), e formações regionais para música litúrgica e pastoral.
O Regional Sul 2 comunicou a 6ª edição da Formação Integral para Presbíteros, em julho, o Encontro Regional de Presbíteros (25 a 29 de agosto), e a Assembleia do Conselho do Sul 2 (17 a 19 de setembro). Também foram realizadas atividades inspiradas na Amoris Laetitia e o 7º Congresso Americano Missionário, em 2029.
A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, representada por dom Ângelo Ademir Mezzari, destacou a retomada da revista “Marcas no Caminho”, o 15º Fórum de Instituições Vinculadas, e o trabalho sobre formação presbiteral, que deverá atualizar o Documento 110 da CNBB. Entre os destaques, estão a aprovação do regimento do Serviço de Animação Vocacional do Brasil, o texto-base do 20º Encontro Nacional de Presbíteros, o 5º Congresso Vocacional do Brasil (setembro de 2026) e o curso latino-americano OSIB-OSLAM para formadores de seminários.
O Regional Sul 3 relatou os alinhamentos das comissões episcopais de pastoral, definições sobre critérios de escolha de coordenações e prestação de contas de projetos emergenciais.
Na Comissão Episcopal para o Laicato foi informado que as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) continuam as comemorações dos 50 anos dos Encontros Intereclesiais (2025-2026) e já se preparam para o 16º Intereclesial das CEBs, no Espírito Santo. Também estão sendo retomadas as reuniões ampliadas e a segunda temporada do “Dia D das Comunidades”.
Dom Valdir José de Castro, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação, também destacou a importância dos diversos encontros e iniciativas que fortalecem a presença evangelizadora da Igreja no ambiente digital. Entre eles, mencionou o Encontro dos Missionários Digitais, o encontro dos bispos referenciais para a Comunicação nos regionais da CNBB, a Assembleia Nacional da Pascom, o Encontro das TVs de inspiração católica na América Latina e Caribe, o 14º Muticom, as ações com padres em missão digital e a Assembleia da Rede Católica de Rádio (RNA).
Esses espaços, segundo o bispo, favorecem a partilha de experiências, a formação contínua e o fortalecimento da comunhão entre os agentes que atuam na pastoral da comunicação e na missão digital.
A parte da tarde seguirá com outros informes.
Por Larissa Carvalho | Fotos: Giany Costa
Fonte: www.cnbb.org.br








Nenhum comentário:
Postar um comentário