quarta-feira, 5 de novembro de 2025

EVANGELHO DO DIA (Lc 14,25-33)

ANO "C" - DIA: 05.11.2025
31ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Felizes sereis vós, se fordes ultrajados, por causa de Jesus, pois repousa sobre vós o Espírito de Deus.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 25 grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26 "Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28 Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29 ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30 'Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!' 31 Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32 Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33 Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!"

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Amar a Deus acima de tudo: o verdadeiro sentido do desapego"

A importância do amor que devemos a Deus
Naquele tempo, grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, Ele lhes disse: “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs, e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14,25-33).

Para seguir Jesus, é preciso ter por Ele um amor superior. Não é que nós não possamos ter outras formas de amor neste mundo, mas o amor por Jesus precisa ser superior.

Para chegar a essa afirmação, Jesus usa um verbo que soa bem estranho “que vem a mim, mas não ‘odeia’ o próprio pai e a própria mãe” (a tradução original é essa). A Língua Portuguesa traduziu para a palavra ‘desapegar’, mas quis Jesus chocar os seus ouvintes sobre a importância do amor que nós devemos a Ele.

Vamos entender quem é que caminhava com Jesus, porque o texto diz de uma grande multidão.

O discipulado não se confunde com multidão. Nós somos, muitas vezes, essa multidão que precisa se decidir pelo discipulado de Jesus. Eu quero seguir Jesus de verdade ou eu quero continuar atrás de grandes momentos extraordinários, de sinais maravilhosos?

O discípulo é aquele que ouve a palavra e observa os mandamentos de Deus.
O maior e primeiro mandamento é o amor a Deus

Não pode haver um outro amor absoluto na nossa vida, apenas Deus. Obviamente que nós somos chamados a honrar o nosso pai e a nossa mãe com o nosso afeto, a nossa atenção, o nosso cuidado, o nosso respeito. Porém, os afetos dos genitores nunca poderão estar acima do amor a Deus.

Há muitos pais por aí em que os idosos são abandonados nos asilos ou até mesmo esquecidos dentro de casa, e os filhos nem vão visitá-los. Por isso a eutanásia só serve em país desumano, que trata os seus idosos como uma praga a ser extirpada. Para nós, cristãos, a vida tem que ser respeitada, inclusive, na sua última fase, que é a velhice.

Há pais e mães por aí que se opõem radicalmente à vocação do filho. Quantos filhos despertam a vocação sacerdotal ou uma filha que quer se consagrar, mas os pais se opõem a isso; até mesmo ao casamento dos próprios filhos! Isso é uma ofensa, porque a vocação é algo sublime, ela vem de Deus e não dos pais, não são eles que dão a vocação.

Amor sublime a Deus, superior a todas as coisas
O fato de ter aptidões parecidas com as dos pais não quer dizer que o filho deva seguir a mesma estrada do seu pai ou da sua mãe.

Por isso Jesus teve que ser bem claro, bem firme ao impor um desapego profundo àqueles que querem ser os seus discípulos.

O amor a Jesus precisa ser superior a qualquer coisa e a qualquer pessoa.

Sobre todos vós desça a bênção de Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: