ANO "C" - DIA: 06.11.2025
31ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
-Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2 Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. "Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles". 3 Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4 "Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5 Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6 e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' 7 Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8 E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9 Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!' 10 Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"O poder da Palavra de Deus e a misericórdia"
A atração dos pescadores e a crítica dos fariseus
Naquele tempo, os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. Os fariseus, porém, e os mestres da lei criticavam Jesus. Esse homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles. Então Jesus disse: “Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu? E quando a encontra, coloca nos ombros com alegria e, chegando em casa, reúne os amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrai-vos comigo!
Encontrei a minha ovelha perdida'” (Lucas 15,1-10).
Meus irmãos e minhas irmãs, um detalhe importante é que os mestres da lei e fariseus criticavam Jesus. Mas os publicanos e pecadores, todos eles, queriam escutar o Mestre, pois a escuta de Jesus lhes mudava a vida. A escuta da palavra trazia perdão, misericórdia, dava-lhes um novo sentido na vida.
Quantos pecadores, publicanos, experimentaram uma transformação radical porque escutaram a voz de Jesus!
Há uns meses, eu atendi um homem que estava, há 40 anos, sem se confessar e desacreditado de tudo e de todos, extremamente racional, avesso a uma vida espiritual. Ele veio até a Canção Nova. Ouvindo, durante o acampamento, um dos nossos pregadores, ele foi profundamente tocado pela graça de Deus.
Ele dizia: “Uma palavra, ali, para mim…” Depois, se acabava em choro naquela situação. Ele dizia para mim: “Se não fosse a graça de Deus que me tocou na pregação daquela palavra, eu nunca acreditaria que o Senhor, padre, fosse a pessoa de Cristo para mim nessa hora no sacramento!
Bem, por isso a importância nas nossas liturgias da escuta da Palavra de Deus. Por isso, quando você vier para a Canção Nova ou você for a algum lugar participar de um encontro, não venha atrás dessa ou daquela pessoa, mas venha disposto a ouvir a Palavra de Deus. Venha disposto a acolher a Palavra e experimentar essa força transformadora.
Há mais de 40 anos esse homem estava sem se confessar. Se nós nos déssemos conta do poder da Palavra de Deus! Ela é potente para curar, para libertar, para nos converter, para exorcizar os nossos corações, até mesmo para ressuscitar.
A força criadora da Palavra de Deus
A palavra de Deus tem esse poder, por isso os publicanos e pecadores eram atraídos pela Palavra de Jesus.
Deus criou tudo pela força da palavra, a famosa dabar, ou seja, a Palavra de Deus fazia coincidir palavra, ato e evento. Ou seja, os lábios de Deus se transformavam nas suas mãos.
Quando Deus falava, o poder da Sua palavra criava as coisas.
E Jesus é o verbo do Pai.
Por isso, hoje, o Pai do Céu quer realizar maravilhas em nossa vida pela força da palavra do seu Filho.
Escutemos Jesus!
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova

Nenhum comentário:
Postar um comentário