quinta-feira, 27 de novembro de 2025

EVANGELHO DO DIA (Lc 21,20-28)

ANO "C" - DIA: 27.11.2025
34ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20 "Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21 Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22 Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23 Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24 Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações. e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26 Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27 Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28 Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"A destruição abre o caminho para uma reconstrução divina"

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando vides Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judeia devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se” (Lucas 21,20-28).

A destruição nunca é final. Pode ser o caminho da reconstrução
Meus irmãos e minhas irmãs, na vida espiritual, nós aprendemos uma lição muito básica. Quando se fala de destruição, imediatamente nós falamos de reconstrução.

No profeta Jeremias, por exemplo, nós lemos: “Hoje, estou lhe dando poder sobre as nações, poder para arrancar e derrubar, para destruir e arrasar, para construir e plantar”.

A destruição nunca é o quadro final, porque, às vezes, é preciso destruir alguma coisa, jogar ao chão certas ideias que nós trazemos, conceitos, apegos. É preciso destruir certas coisas para que novas e duradouras surjam.

Deus permite até mesmo certos abalos para construir em nós algo novo. A dor vem quando nós estamos tão apegados a certas coisas, a certas pessoas, que, muitas vezes, a poda parece que nos arranca um pedaço. Muitas vezes, as intervenções de Deus nos causam essa dor.

Por isso é melhor não apegar o coração a nada nem a ninguém, nem mesmo à própria vida. Tudo deve estar nas mãos de Deus. Jesus quer que a conclusão da vida de cada um de nós seja ao seu lado na vida eterna.
Na conclusão desse nosso ano litúrgico, nós vamos reavivar a chama da esperança em cada um de nós

Por isso, deixemos arder novamente, em nossos corações, aquela certeza de que Deus tem o controle de tudo nas suas mãos. Nós estamos nas mãos do Pai do Céu e não devemos ter medo. Nem mesmo quando vemos algo arruinar-se diante dos nossos olhos.

Repito: a destruição é sinal também de uma nova construção. Deus está fazendo coisas novas.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: