ANO "C" - DIA: 28.11.2025
34ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Levantai vossa cabeça e olhai, pois, a vossa redenção se aproxima!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
-Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29 Jesus contou-lhes uma parábola: "Olhai a figueira e todas as árvores. 30 Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31 Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32 Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"O sinal da maturidade na fé"
O que é viver verdadeira maturidade na fé
Naquele tempo, Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. Vós também, quando vides acontecer essas coisas, ficais sabendo que o reino de Deus está perto” (Lucas 21,29-33).
Jesus, hoje, fala das figueiras e das árvores no período dos brotos. Ele está falando do verão que se aproxima, e usa essas imagens para falar da nossa maturidade na fé.
Maturidade não significa apenas um tempo que se passa, mas o tempo que passa e muda aquilo que eu sou Isso é maturidade. É o tempo em que eu percebo em mim os frutos da vida com Cristo. E amadurecer não diz respeito apenas a um aspecto da minha vida mas sim a amadurecer na oração, na nossa personalidade, no nosso comportamento moral, nos relacionamentos humanos.
Não dá para viver a vida numa eterna “síndrome de Gabriela”. É um jeito, uma expressão aqui do Brasil de dizermos: “Eu nasci assim, eu cresci assim e eu vou morrer assim”. Com a vida cristã, isso é inconcebível, porque nós precisamos amadurecer e crescer.
Os frutos de uma vida em Cristo
A maturidade chega quando nós encontramos os traços de Cristo na nossa vida. A maturidade não chega apenas quando alguém se torna pai ou quando se torna mãe. São boas ocasiões para amadurecer, certamente, porque muda muita coisa, mas se não são feitos os passos, pode permanecer-se um pai ou uma mãe imaturos.
Maturidade não chega quando a gente assume um cargo importante. É uma boa ocasião para crescer e aprender muito a servir os outros.
Se não são feitos certos passos, a pessoa pode tornar-se uma tirana, amargurada com as frustrações da vida e oprimir muita gente.
O exemplo de Jesus em Sua Entrega
Então, Jesus chegou à sua maturidade máxima quando Ele entendeu que era o momento de dar a sua vida pela humanidade, entregando-se totalmente à vontade do Pai.
Eu pergunto, será que eu já amadureci o suficiente? Será que já existem frutos da vida de Cristo na minha vida? É um bom questionamento para todos nós.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Heleno Ferreira
Sacerdote da C, Canção Nova

Nenhum comentário:
Postar um comentário