quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

EVANGELHO DO DIA (Mt 15,29-37)

ANO "A" - DIA: 03.12.2025
1ª SEMANA DO ADVENTO (BRANCO)
MEMÓRIA SÃO FRANCISCO XAVIER

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eis que o Senhor há de vir a fim de salvar o seu povo; Felizes são todos aqueles que estão prontos para ir-lhe ao encontro.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29 Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se. 30 Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. 31 O povo ficou admirado, quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel. 32 Jesus chamou seus discípulos e disse: "Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho". 33 Os discípulos disseram: "Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?" 34 Jesus perguntou: "Quantos pães tendes?" Eles responderam: "Sete, e alguns peixinhos". 35 E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. 36 Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. 37 Todos comeram, e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"A compaixão de Jesus e o sacrifício por amor a Deus"

A compaixão de Jesus e o sacrifício por amor a Deus
Jesus chamou Seus discípulos e disse-lhes: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias, que está comigo e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho” (Mateus 15,29-37)

Irmãos e irmãs, a compaixão de Jesus e a capacidade de sacrifício do povo que O procurava traz-me à mente, neste tempo do Advento, os sacrifícios que fazemos por amor a Deus.

O texto afirma que eles estavam ali com fome, mas ninguém estava reclamando, porque amavam muito a Deus, amavam muito a presença de Jesus também, e, como consequência, aquela presença era fonte de cura para eles.

Sacrificar-se por amor como caminho de santidade
No texto de hoje, vamos observar que muitas pessoas eram curadas, mas estavam, de certa forma, sacrificando-se para permanecer em Deus.

Quando é que nós nos sacrificamos para permanecer em Deus? Sacrificamos nossos desejos, nossas vontades, aquilo que nós queremos. Às vezes, no entanto, não é aquilo que Deus quer para nós.

Devemos aprender essa realidade do Evangelho de hoje também. Será que observamos, em sentido profundo, as pessoas que nos procuram, que estão ao nosso redor?

A compaixão de Jesus que acolhe e transforma
Por que Jesus observou? Vocês perceberam? Jesus olhou para aquelas pessoas e teve compaixão, pois percebeu que elas estavam famintas. Estavam ali por causa de Jesus, e Ele olhava para cada um deles com compaixão.

A graça que devemos pedir, no dia de hoje, é olharmos os nossos irmãos e irmãs com um olhar de atenção, de compaixão, um olhar de quem ama.
O exemplo missionário de São Francisco Xavier

Hoje, celebramos a memória de São Francisco Xavier, presbítero e companheiro de missão de Santo Inácio de Loyola.

São Francisco Xavier tinha essa capacidade de atenção e compaixão para com o próximo. Tudo isso, na vida dele, gerou frutos na sua missão de anunciar Jesus àqueles que ainda nem tinham escutado falar desse nome, não sabiam que Jesus existia, que existia a Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Então, vejam que belos exemplos para nós neste dia!

A atenção de Jesus, que tem compaixão pelo povo que se sacrifica por amor a Ele, é exemplo de quem viveu essas duas realidades: atenção compassiva pelo povo de Deus, que é São Francisco Xavier e, ao mesmo tempo, a capacidade de sacrificar-se por amor à missão, por amor a Deus e ao povo que ali se apresentava.

Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Edison Oliveira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: