sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

EVANGELHO DO DIA (Mc 6,14-29)

ANO "A" - DIA: 06.02.2026
4ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERMELHO)
MARTÍRIO DE SÃO PAULO MIKI E SEUS COMPANHEIROS MÁRTIR

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Felizes os que observam a palavra do Senhor, de reto coração, e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14 o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: "João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem". 15 Outros diziam: "É Elias". Outros ainda diziam: "É um profeta como um dos profetas". 16 Ouvindo isto, Herodes disse: "Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!" 17 Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18 João dizia a Herodes: "Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão". 19 Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20 Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21 Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22 A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: "Pede-me o que quiseres e eu to darei". 23 E lhe jurou dizendo: "Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino". 24 Ela saiu e perguntou à mãe: "O que vou pedir?" A mãe respondeu: "A cabeça de João Batista". 25 E, voltando depressa para junto do rei, pediu: "Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista". 26 O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27 Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28 trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29 Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Fiel até o fim: O que aprendemos com o mártir japonês São Paulo Miki"

O martírio como selo da fé: O exemplo de São Paulo Miki e seus companheiros
Todo batizado é chamado a viver o martírio. E, hoje, nós vamos ver um pouquinho daquilo que Deus fez na vida de São Paulo Miki e seus companheiros mártires japoneses que testemunharam sua fé até a morte.

A coragem de João Batista e a força do testemunho cristão
O Evangelho de São Marcos 6,14-29 vai nos dizer justamente dessa realidade: a coragem de João Batista e dos mártires de Cristo. O texto narra a execução de São João Batista por ordem de Herodes.
Fidelidade a Deus diante das perseguições do mundo moderno

Na nossa vida, meus irmãos, vamos encontrar muitos Herodes que querem, de alguma forma, nos prejudicar e colocar em xeque a nossa salvação e a nossa fé.

Por isso a fidelidade à verdade do Evangelho, mesmo da perseguição e da morte, deve nos levar a uma confiança total em nosso Senhor.

Por isso o Evangelho de hoje nos apresenta uma cena dura, não é? Preparar os caminhos do Senhor, não nas seguranças humanas, mas confiando que Deus enviará sobre nós os Seus anjos, Deus enviará sobre nós o Espírito Santo, para que possamos aguentar firmes até a morte.

O legado de São Paulo Miki: “Não há salvação fora de Jesus Cristo”
Assim, meus irmãos, a Igreja celebra São Paulo Miki e seus companheiros. Eles são do século XVI, são irmãos, leigos, sacerdotes, jesuítas e franciscanos.

Foram crucificados em Nagasaki por proclamarem sua fé em Jesus Cristo. Entre eles estava Paulo Miki, jesuíta japonês, que pregou até o último instante dizendo: “Não há caminho para a salvação senão em Jesus Cristo”.

Esses mártires, como João Batista, não se envergonharam do Evangelho nem se deixaram intimidar pelos poderes dos homens; preferiram a morte à infidelidade.

Eu e você estamos preparados para, publicamente, também dizer que somos de Cristo, mesmo que nós tenhamos que entregar nossa própria vida? São Paulo Miki continuou dizendo: “Jesus é o Senhor, Jesus é o Salvador”. Por isso ele foi morto.

Que o Senhor nos ajude, pela intercessão destes santos mártires, a testemunharmos a nossa fé sem desanimar e a sermos fiéis à graça de Deus.

Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Pe Edilson Oliveira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: