segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

EVANGELHO DO DIA (Mc 6,53-56)

ANO "A" - DIA: 09.02.2026
5ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 53 tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54 Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55 Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56 E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"A sua fé te permite reconhecer a presença de Deus no seu dia a dia?"

Como o encontro com Cristo transforma nossa vida
O Evangelho de Marcos, capítulo 6, versículos 53 a 56, vai nos ajudar nessa compreensão: “Tendo Jesus e os discípulos, atravessado o lago, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. Logo que saíram da barca, as pessoas reconheceram Jesus. E onde quer que Ele entrasse, nos povoados, cidades ou campos, colocava as mãos sobre os doentes nas praças e pedia que o tocasse ao menos na barra de seu manto. E todos que tocavam ficavam curados” (Marcos 6,53-56).

Hoje, nós vamos contemplar algo importante: reconhecer Jesus e nos aproximarmos d’Ele com fé, pois isso transforma a nossa vida! Aproxime-se com fé.

O texto começa com algo essencial: “Logo que saíram da barca, as pessoas reconheceram Jesus”. Esse reconhecimento é o primeiro passo da fé, ou seja, a multidão não via apenas um homem.

Onde encontrar o Senhor hoje?
As pessoas viam Deus em Jesus, ou seja, reconheciam que Ele era Deus, Aquele que cura, Aquele que liberta e traz vida. Hoje, eu e você somos chamados a reconhecer a presença de Cristo nas situações simples do nosso dia a dia: no nosso irmão, na 
Eucaristia, na Palavra… Quantas vezes, Ele está diante de nós, mas não o reconhecemos?!

Por isso, meus irmãos, minhas irmãs, o povo não ficou parado, diz o Evangelho, mas percorreu toda a região e levou as pessoas que estavam doentes até o Senhor, ou seja, o movimento de reconhecer quem é Jesus nos leva a sair e ir ao encontro d’Ele. Isso é fé!

A fé como movimento e ação
Quem garantiria que Jesus curaria aquelas pessoas? A fé. Por isso os levaram até Jesus.

A fé verdadeira move, coloca em movimento. Não é teoria, mas ação. Quem não reconhece Jesus não vai ao Seu encontro. Mas quem o reconhece faz de tudo para estar na Sua presença. Termino perguntando para você: Está fazendo tudo para estar na presença de Jesus? Ou a sua fé ainda é pequena demais para reconhecê-Lo como Senhor e Salvador?

Que o Senhor nos ajude a não perdermos essa graça e que sejamos firmes na nossa esperança para sempre reconhecermos que Ele é o Senhor da nossa vida e da nossa história.

Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Padre Edison Oliveira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: