ANO "A" - DIA: 10.02.2026
5ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Inclinai meu coração às vossas advertências e dai-me a vossa lei como um presente valioso!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
-Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2 Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3 Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4 Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5 Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: "Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?" 6 Jesus respondeu: "Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7 De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. 8 Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens". 9 E dizia-lhes: "Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10 Com efeito, Moisés ordenou: 'Honra teu pai e tua mãe'. E ainda: 'Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer'. 11 Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: 'O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus'. 12 E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13 Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"A vontade de Deus acima das tradições humanas: Onde está o seu coração?"
Estar próximo de Deus e honrar a Sua vontade
O Evangelho de São Marcos, hoje, vai dizer para nós o seguinte: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (cf. Marcos 7,1-13)
Hoje, é dia de Santa Escolástica, irmã de São Bento. Nós queremos aprender com ela a ultrapassar as regras, os preconceitos e os preceitos que nós vamos criando ao longo da nossa vida e confiar na oração.
Primazia do amor. Aqui está sendo denunciado o perigo de colocar as tradições humanas acima da vontade de Deus. É o grande perigo que o mundo materialista e imediatista tem realizado na vida das pessoas. Colocar as coisas deste mundo acima da vontade de Deus, transformando a fé em mera formalidade é o grande perigo. Por isso Jesus vai dizer: “Este povo me honra com os lábios, mas o coração está longe de mim”.
O perigo da fé baseada em formalidades
Jesus recorda que a verdadeira pureza vem do coração, e não das práticas externas. Muitas vezes, as pessoas fazem coisas para mostrar que vivem uma vida de santidade, uma vida de pobreza, de castidade, mas o coração está longe de Deus. Faz apenas para querer agradar as outras pessoas. Jesus está denunciando tais práticas. Quando o homem substitui o amor e a misericórdia por rituais vazios, a religião perde o sentido.
Por que, muitas vezes, as pessoas se afastam de Deus? Pelo mau testemunho que muitos cristãos têm dado por aí, colocando a misericórdia de lado e confiando nos rituais. Isso estraga a fé.
Santa Escolástica e a primazia do amor
Por isso, meus irmãos, há exemplos de Santa Escolástica, que dedicou a vida à oração e à contemplação. São Gregório Magno mostra algo importante da vida de Santa Escolástica: o verdadeiro espírito do Evangelho.
Certa vez, Escolástica pediu para que seu irmão, São Bento, permanecesse com ela num colóquio espiritual que eles estavam vivendo, falando das coisas de Deus. São Bento, fiel à sua regra, recusou-se. Então, Escolástica rezou com o coração para que ele permanecesse ali, e veio, de repente, uma forte tempestade que impediu São Bento de voltar ao mosteiro. São Bento, então, disse admirado: “Deus atendeu a oração porque amastes mais”. Ele estava preocupado só com a regra. Sua irmã, Escolástica, estava preocupada em fazer a vontade de Deus.
Que o Senhor nos ajude a colocá-Lo em primeiro lugar, e não os rituais nem as práticas externas.
Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Pe Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova

Nenhum comentário:
Postar um comentário