O dia 4 de fevereiro foi estabelecido como o Dia Mundial do Câncer
A cada ano, nas proximidades dessa data, iniciativas de inúmeras áreas, especialmente da saúde, passam a ser mais visíveis entre os ambientes hospitalares e organizacionais bem como nas redes sociais. Fazer emergir o tema é uma forma de acender o alerta de que o câncer é uma doença que pode – infelizmente – acometer a qualquer pessoa.

Crédito: FatCamera / GettyImages
A sociedade contemporânea vem adquirindo o hábito crescente de uma consciência preocupada com a saúde plena. Horas de academia semanais, procedimentos estéticos, alimentação equilibrada. Práticas que favorecem a saúde física da pessoa. No entanto, o desafio diante desse cenário é desprender o tempo devido também à saúde mental e espiritual, tão importantes quanto a física. Adotar algumas dessas práticas é um caminho que favorece para manter a saúde por completo. Favorece, mas não garante.
Conheço pessoas com hábitos alimentares e com rotina de exercícios exemplares, mas que gradualmente se entregam ao estresse ou à falta de contemplação das coisas belas da vida e acabam por se tornar vítimas fáceis de um sistema imunológico desequilibrado.
O que fazer então?
Sugiro que cada um encontre o seu próprio caminho de autocuidado e de cuidado com quem está em volta. Há dias em que você precisa sair de si para olhar ao lado e ver que tem alguém próximo (um colega de trabalho, um amigo, um vizinho, um familiar, o cônjuge) que está passando pela descoberta ou tratamento contra o câncer. “Aproveite” (bem entre aspas!) para olhar para essa pessoa e dedicar a ela um pouco do seu tempo, da sua atenção e da sua ajuda prática. Não a julgue como uma coitadinha entregue à morte. Não! O que você pode fazer por ela? E o que a vivência dela pode fazer por você?
Quantos são os aprendizados adquiridos através do sofrimento que vivenciamos ou assistimos! O cuidado com a saúde – física e espiritual – passa pelo sentido dado a cada sofrimento também.
Na vida cristã, somos mais que convidados; é nosso compromisso o cuidado com a vida própria e do outro.
Que o Dia Mundial do Câncer alcance o seu propósito, chamando a minha e a sua atenção para despertar ao que precisa ser feito.
Camila Carvalho Duarte (@camilacarvalhoduarte) – Administradora, Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional. Educadora na Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova. Casada. Mãe. Sobrevivente do câncer. Autora do livro Minha Vida Imperfeitamente Feliz.
Fonte: cancaonova.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário