quinta-feira, 21 de abril de 2016

EVANGELHO DO DIA (Jo 13,16-20)

ANO "C" - DIA: 21.04.2016
4ª SEMANA DA PÁSCOA (BRANCO)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.

18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.

20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS
"O segredo para a felicidade está na humildade de coração"

O segredo está na humildade de coração, na simplicidade de vida, no serviço e na doação ao outro

“O servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou” (João 13,16).

Essa verdade do coração de Deus para nós vem depois daquele acontecimento sublime, quando Cristo, na Última Ceia, lavou os pés de Seus discípulos e disse que o servo, o mensageiro, não está acima do Senhor, não está acima d’Aquele que O enviou. Mas o Senhor se fez servo, fez aquele trabalho que era próprio de um servo e está nos dizendo onde este encontra o sentido para sua vida, onde encontra o segredo para a felicidade.

O segredo está na humildade de coração, na simplicidade de vida, no serviço e na doação ao outro. A humildade é uma virtude tão necessária em todas as etapas e situações na vida de cada um de nós, mas não nos deixemos enganar nem nos iludir. A forma com que muitos de nós fomos formados não é a mesma da humildade, mas sim a forma da competição, do orgulho, da vaidade, da soberba, de sermos melhores, mais importantes e de querermos nos sobressair mais que os outros.

A forma com que, muitas vezes, somos formados é de nos preocuparmos com nossas coisas, com o “meu” em primeiro lugar. O “meu pirão”, a “minha farinha”, aquilo que precisamos; depois, se sobrar tempo, se sobrar algo, damos para o outro. O egoísta não consegue ser humilde e o egoísmo nos incha, inflama-nos de orgulho e prepotência.

Amados irmãos e irmãs, se queremos ser felizes, devemos olhar sempre para o nosso coração e nos lembrar da cena que não deve sair de nossas mentes, onde Cristo se faz servo e lava os pés de Seus discípulos.

Ninguém é melhor nem mais importante, ninguém tem o sangue e estrela maior do que ninguém. Somos servos uns dos outros! O lava-pés não é uma encenação ou um teatro da Quinta-feira Santa, mas o nosso modo de ser seguidores de Cristo é o segredo da espiritualidade, da mística cristã; a espiritualidade do serviço, do desprendimento, da humilhação e da humildade.

Se alguém quer ser o primeiro, que seja servo. Se alguém quer se fazer o maior, que se faça menor, que se dê mais, que se debruce mais e faça tudo sem esperar nada em troca. Assim, estaremos aprendendo com o Mestre e ficaremos menos insatisfeitos, cobraremos menos o outro e o nosso coração encontrará a paz na humildade.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: