sexta-feira, 1 de abril de 2016

EVANGELHO DO DIA (Jo 21,1-14)

ANO "C" - DIA: 01.04.2016
OITAVA DA PÁSCOA (BRANCO)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus.

3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.

6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.

8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.

11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.

13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS
"Cristo retira de nosso coração toda frustração"

Jesus está conosco, caminha conosco nos maiores fracassos e desalentos da vida. Ele nos ensina a olharmos à frente, porque a vitória está adiante

“Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite” (João 21, 3).

Que tristeza, que decepção e frustração passar uma noite inteira em frente ao mar e não conseguir pescar nada, voltar com as redes vazias! Os discípulos de Jesus estavam vivendo aquela angústia, pois viviam disso, era o meio de sobrevivência deles, de se alimentarem, mas, naquela noite, nada conseguiram.

É frustrante para cada um de nós quando tentamos fazer alguma coisa, quando investimos o melhor de nós em algum projeto ou situação, mas não conseguimos nada, não alcançamos nada. Vem uma dor na alma, uma sensação de fracasso terrível, uma angústia que nos desanima, uma sensação de nos sentirmos os piores; vem aquele sentimento em nossa alma, que gera um complexo de inferioridade. Quando olhamos para o outro e vemos que sua barca está cheia de peixes e a nossa não tem nada, vem uma tristeza maior que até dizemos: “Por que Deus não dá o que eu quero? Nunca consigo!”. E esses sentimentos invadem nossa alma.

Não deixe a decepção, a frustração ou qualquer sentimento negativo de fracasso mandar em seu coração e em sua alma. O Cristo ressuscitado vem curar nossas frustrações, elevar nossa alma e nos dizer que, se essa noite não está para pesca, podemos mudar de direção.

Deixe a fé conduzir seus passos, porque, onde não deu peixe, pode dar muitos depois, os quais vão até arrebentar as redes.

Que bonito ver as pessoas que passaram por derrotas na vida e depois se levantaram tão melhores, com luta e persistência, sobretudo com muita fé!

Quem não entrega sua alma ao desânimo e mantém sempre uma fé viva, verdadeira e constante, aconteça o que acontecer, experimenta os melhores frutos e enche a sua rede de peixes, graças, talentos, dons e ação divina!

Jesus está conosco, caminha conosco nos maiores fracassos e desalentos da vida. Ele nos ensina a olharmos à frente, porque a vitória está adiante. Nada de desânimo e fracasso, porque Cristo Jesus é a nossa vitória!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: