sexta-feira, 21 de junho de 2019

EVANGELHO DO DIA (Mt 6,19-23)

ANO "C" - DIA: 21.06.2019
11ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Deus deve ser o tesouro da nossa vida"

"Colete tesouros e reservas no Céu, onde não há mariposa ou ferrugem para causar estragos, e onde não há ladrões para quebrar a parede e roubar. Pois onde está o seu tesouro, aí também estará o seu coração " (Mt 6,20-21).

Paramos para fazer uma revisão de vida, perceberemos que acumulamos muitas coisas. Veja como é o nosso armário, nossa cozinha, nossa casa. Às vezes, coletamos, mantemos coisas que ninguém sabe para que serve ou quem vai usar.

Pessoas do Evangelho não podem ser pessoas de acumulação, mas pessoas que distribuem, que têm apenas o essencial, o necessário. Às vezes, reunimos muitas coisas aqui na Terra e até mesmo muitos vestígios. Estamos nos reunindo da mãe que recolhe toalhas de cozinha, que ninguém sabe quando usar, mesmo quem recolhe muitas coisas, que não cabe no seu quarto, roupas que guardamos, mas ninguém sabe quem vai usar tanto.

Quando a pessoa morre, é uma dificuldade distribuir tantas coisas que essa pessoa junta. Não vamos acumular ou juntar coisas.

O evangelho de hoje fala até mesmo de tesouro. Tesouro é quando a pessoa. De fato, ele coloca nos bens materiais o significado de toda a sua vida, quando a pessoa só pensa em dinheiro, ele só pensa em se reunir e acumular.

O problema é a ganância, porque o olho é a luz do corpo. Se o seu olhar é ganancioso, você será uma pessoa gananciosa, viverá da ganância, quererá, terá mais, e nunca ficará satisfeito com o que você tem. Mas seu olhar é saudável, seu corpo e toda a sua vida serão iluminados.
Se Deus é o tesouro da nossa vida, podemos até ter outros tesouros aqui na Terra, mas saberemos como usá-los de maneira justa.

Sempre priorizo ​​quem trabalha, quem ganha dinheiro, quem recolhe seu dinheiro para comprar sua necessidade. Isso é muito bom, é necessário, importante e fundamental.

Nós não seremos aquelas pessoas sem julgamento, porque isso não é o que o Evangelho está provocando em nós. Nós vamos ser pessoas juntas, que sabem viver todos os dias. Nós não vamos ser aquelas pessoas que simplesmente pegam o dinheiro, o colocam debaixo do colchão e então é inútil, porque quando ele morre, o que a pessoa carrega?

De tudo o que acumulamos, vivamos a generosidade de distribuir, compartilhar e ter uma vida correta, justa, ordenada e organizada. Nada de acumulação que não seja necessária, nada de ganância viva, nada de colocar o sentido da nossa vida em bens materiais.

Onde está o seu tesouro, existe o seu coração também. Se Deus é o tesouro da nossa vida, podemos até ter outros tesouros aqui na Terra, mas saberemos como usá-los de maneira justa, correta e evangélica.

Deus te abençoe!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Canção Nova

Nenhum comentário: