quinta-feira, 11 de julho de 2019

EVANGELHO DO DIA (Mt 10,7-15)

ANO "C" - DIA: 11.07.2019
14ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)
FESTA DE SÃO BENTO

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!

9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida.

12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 14Se alguém não os receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Levemos o Reino dos Céus aos corações"

“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mateus 10,7-8).

Onde quer que estejamos, precisamos trazer o Reino de Deus para o nosso meio, precisamos anunciar que ele está no meio de nós. Infelizmente, muitos de nós só anunciamos tragédias, desgraças, pessimismo e negativismo. Algumas pessoas estão se tornando especialistas em coisas negativas. Não ignoramos a realidade, sabemos do mundo cruel no qual vivemos, sabemos dos tempos difíceis que nós estamos, mas não podemos negar: o Reino de Deus está no meio de nós. E quem foi conquistado, leva o Reino de Deus para o meio do reino das trevas, da escuridão, das temeridades, de tantas coisas absurdas onde estamos.

A nossa missão não é constatar o mal que está no mundo, porque o mal está no mundo desde que o mundo se rebelou contra Deus. É claro que, a estratégia do maligno é nos deixar estarrecidos, desanimados, perder de fato o nosso ânimo em anunciar o Reino de Deus. Se o mal está no meio de nós, ele só vence quando o deixamos vencer, só vence quando não anunciamos o Reino de Deus.

Anunciemos e proclamemos o Reino, levemos as pessoas a conhecerem Deus, pois o Reino dos Céus que se faz presente no meio de nós. A ordem do Senhor é esta: curemos os nossos doentes, oremos por aqueles que estão enfermos.
Anunciemos e proclamemos o Reino, levemos as pessoas a conhecerem Deus

Hoje, eu olho diante de tantas coisas negativas que acontecem no mundo e muitas pessoas estão prostradas na alma, no corpo e no espírito. As doenças emocionais avançam no meio de nós; diante de tantas temeridades que estão acontecendo, as pessoas se entregam para o clima de insegurança, medo, pavor e precisamos curar a nossa alma e o nosso coração pela graça do Reino de Deus.

Levemos a todos o ânimo do Reino, ressuscitai os mortos. As pessoas estão morrendo, perdendo o alento e o sentido pela vida, mas o Reino de Deus é o Reino que dá sentido à nossa vida, que levanta a nossa vida.

Precisamos purificar os leprosos, purificar as nossas lepras, purificar tudo aquilo que torna a alma impura pelas maldades desse mundo. Precisamos expulsar os demônios que estão no meio de nós. Os demônios são muitos como nós já constatamos, seja o demônio do desânimo, da acusação, do egoísmo, do rancor, do ódio, do ressentimento, enfim, legiões que estão agindo no meio de nós, mas nenhuma delas é mais poderosa do que o Reino dos Céus.

De graça e com muita graça, o Senhor nos introduziu no seu Reino e, com a mesma graça, levemos com todo amor do nosso coração o Reino de Deus às pessoas e aos corações.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Canção Nova

Nenhum comentário: