terça-feira, 9 de julho de 2019

EVANGELHO DO DIA (Mt 9,32-38)

ANO "C" - DIA: 09.07.2019
14ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)
FESTA DE SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.

35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"A comunhão com Deus ocorre através da unidade da fé"

"E agora eu lhes digo: você é Pedro (isto é, Pedra), e sobre esta pedra eu edificarei minha Igreja; os poderes da morte nunca podem superá-lo. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: o que ligares na terra será ligado nos céus e o que desligares na terra será desligado nos céus " (Mt 16, 18-19)

Jesus está hoje entregando as chaves do Reino dos Céus a Pedro, seu discípulo, seu discípulo, seu apóstolo, cercado de fraquezas, mas o homem que professa sua fé em Jesus como o Messias, como Senhor e Salvador.

Deus confia na nossa fraqueza humana e fortalece-a com o poder da sua oração. Ele confia na fraqueza dos homens que estão diante de sua Igreja, porque a força não vem dos homens, a força vem de Deus, que protege e protege o que é seu.

Hoje celebramos duas colunas da Igreja: Pedro e Paulo, homens essenciais para o anúncio do Evangelho, mas não imprevisíveis, porque o único essencial é Deus.

Deus escolhe homens, geralmente cercados de fraquezas, para realizar essa missão, como é o caso de Pedro e Paulo.

Pedro, ele era um apaixonado discípulo do Mestre, mas cercado de fraquezas quando ele O negou, quando ele hesitou e falhou. Paulo perseguiu, que havia uma mente fechada, mas que ele se permitiu cair pela Terra e o Evangelho o converteu.
Que Deus conceda a sua Igreja nestes dias para andar em firmeza e unidade

Pedro é essencial para a unidade da Igreja e Paulo é fundamental para a expansão da Igreja em toda a Terra. Ambas foram as primeiras colunas da Igreja Primitiva que nasce em Cristo Jesus, a pedra fundamental.

A Igreja, presente em todo o mundo, precisa do espírito de Pedro e Paulo. A Igreja precisa que Pedro seja unido em uma única fé, em um único batismo e no único Senhor que é nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Pedro é para nós o sinal da unidade da fé, num mundo confuso, de muitas idéias confusas, de muitos "eu disse e não disse a mim mesmo", temos à imagem de Pedro, nosso primeiro papa, aquele que nos dá segurança de uma unidade de fé, mesmo que tenha várias visões e sentimentos diferentes, mas a fé é única.

A importância da imagem do papa, mas aqui o papa é o sucessor de Pedro, hoje chamado Francisco não é a imagem dele, mas o que ele representa e autoridade era o pai dele.

A importância do pai em sua igreja, o bispo em sua diocese é a importância que o papa tem para a unidade da fé. A importância de andar juntos. O elemento fundamental da fé não é dogmas, mas comunhão. Muitas vezes estamos lutando por crenças, dogmas, valores e nos esquecemos do valor essencial que é a comunhão.

A comunhão com Deus, a comunhão entre nós, ocorre através da comunhão da unidade da fé. Pedro é para nós uma imagem de nossa comunhão com Deus, nossa comunhão entre nós, nossa comunhão de fé.

Hoje, precisamos ter muita comunhão com o nosso amado Papa Francisco, escolhido por Deus para os tempos difíceis em que vivemos, onde muitas vezes opostas vozes e divergente, não que eu não posso pensar diferente do papa, mas são vozes que querem nos colocar na direção oposta aquilo que é para nós o símbolo, o sinal, a imagem da unidade da fé.

Que Deus nos conceda a graça ao conceder sua Igreja em meio a muitas tempestades, ventos e situações na direção oposta, mas a Igreja permaneceu segura em Cristo Jesus.

Que Deus conceda hoje a sua Igreja a andar em segurança e unidade. Deus abençoe imensamente o nosso amado Papa Francisco, Viva San Pedro e San Pablo. Viva a Igreja do Senhor.

Deus te abençoe!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Canção Nova

Nenhum comentário: