ANO "A" - DIA: 23.06.2020
12ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"A porta estreita nos leva à vida eterna"
"Tudo o que você gostaria dos outros, faça com eles: há toda a lei e os profetas" (Mt 7,12).
Existem três dicas maravilhosas de Jesus para nós no Evangelho de hoje. O primeiro deles é não perder tempo jogando coisas boas e sagradas para os cães, além de levar nossas pérolas e jogar porcos.
Deixe-me ser claro e direto: não perca tempo com discussões tolas, com conversas desnecessárias e apenas crie animosidades. Não se deixe levar por provocações.
Quem conhece a verdade se abre para o diálogo. Quando a pessoa já está "armada" e cheia de argumentos, não perca tempo para poder falar.
Vivemos tempos difíceis de fanatismo e discursos agressivos. Quando alguém já usa agressão, palavrões e ofensas, não perca tempo com essas discussões.
Viva sua religião, sua espiritualidade em oração. Orar; e já chega! Não perca tempo com discussões inúteis, porque nelas não há bênção de Deus. Por mais bem-intencionada que seja a discussão, tudo o que vem da agressão não vem do coração de Deus.
Não sigamos o caminho onde é fácil e brilha, porque não saberemos seguir a vida
O segundo ponto importante e fundamental é a regra de ouro da vida cristã. Tudo o que eu quero que os outros façam comigo, eu vou fazer com eles. Se eu quero que as pessoas sejam gentis e muitas vezes não, eu o farei porque tudo que eu queria era receber bondade, queria que as pessoas me prestassem atenção. Se as pessoas não prestam atenção em mim, não têm problemas, eu darei a elas. E, através do discurso do "evangelho", vou dar, porque nunca farei pelo outro o que não quero para mim.
Se não quero que eles falem de mim, não vou falar mal de ninguém. Se não quero que alguém me faça mal, não vou fazer ninguém. Se o outro faz, que pena, porque ele ainda é pequeno na visão do Evangelho, mas não vou perder tempo julgando; Vou passar um tempo cuidando de mim mesmo, para ser realmente consistente com o que acredito.
O terceiro ponto fundamental do evangelho de hoje é o modo de vida, as portas pelas quais entramos. Cuidado com portas muito largas, porque portas largas significam portas de prazer.
Vivemos em um mundo e em uma sociedade que prioriza o prazer. Não é que não tenhamos prazer, nosso prazer vem do cumprimento de nossas obrigações e responsabilidades. Como é importante sentir prazer em cumprir nossas obrigações e responsabilidades.
Não caia na tentação de instalações onde tudo é fácil, tudo vem fácil. As instalações, muitas vezes, começam em nossa casa, quando os pais criam filhos abastados. Quando entro em uma casa e vejo que um filho não aprendeu a dobrar sua própria capa - que triste. A criança não sabe lavar o prato da comida que comeu ou simplesmente tem uma vida fácil, celular na mão, um videogame para jogar, se joga no sofá e não está aprendendo o caminho das obrigações e responsabilidades.
Não sigamos o caminho em que tudo é fácil e brilha, porque não saberemos como enfrentar a vida. Portanto, é o caminho da porta estreita e fechada, é a que leva a vida eterna que nos espera, a vida que tem significado nesta vida.
Deus te abençoe!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário