ANO "B" - DIA: 11.06.2021
10ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)
SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz.
32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. 33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
35Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. 36Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: “Não quebrarão nenhum de seus ossos”. 37E outra Escritura ainda diz: Olharão para aquele que transpassaram”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"O sangue do coração de Jesus dá vida à nossa vida"
“Mas um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e imediatamente jorrou sangue e água” (Jo 19, 34).
Celebremos com todo o amor dos nossos corações a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Esse coração que tanto nos ama, esse coração que tem pena de todos nós.
A Igreja dá-nos a graça, depois da solenidade de Pentecostes, de nos voltarmos ao coração de Jesus. E que bênção! Porque é no coração que tudo se guarda, é no coração que tudo se vive. O coração é a sede de nossas emoções, nossos sentimentos e nossas afeições.
Precisamos cuidar de nossos corações! E aqui não estou me referindo apenas ao nosso coração físico, porque é claro que precisamos cuidar bem dele. Mas até para cuidar bem desse coração físico, desse coração onde está a nossa vida que treme, onde brincamos nele e nele ele nos dá toda aquela graça de estarmos vivos, para que esse coração funcione bem, é preciso levar cuidado com o que está dentro de nós.
Nossa referência é o coração de Jesus, porque o coração de Jesus é o coração moldado no coração do Pai. É o coração feito no desígnio e no amor de Deus.
O sangue no coração de Jesus é que traz humildade e sobriedade aos nossos corações
O coração de Jesus o coração humano, o coração que veio até nós para se tornar semelhante a nós e curar nossos corações feridos, nossos corações muitas vezes cheios das armadilhas que assumimos ao longo da vida. Portanto, o coração de Jesus é o refúgio para o coração oprimido e ferido.
É do coração de Jesus que ouvimos o mais doze e gentil convite: "Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, em mim encontrareis descanso porque sou humilde e meigo de coração" (Mt 11: 28-29). Assim é o coração de Jesus e, portanto, em Seu coração encontramos refúgio, descanso, cura, libertação e restauração, porque Jesus passou pela exaustão humana, pelos contratempos da vida terrena, porque encontrou muitas oposições neste mundo, mas ele não deixou seu coração se deixar levar pelos sentimentos negativos desta vida. Ele não entregou o seu coração ao ressentimento à tristeza, ao ódio à vingança, pelo contrário, manteve o seu coração na mansidão e na humildade.
O coração de Jesus quer ser uma cura para o nosso coração. É por isso que do seu lado aberto na cruz jorra sangue e água. O sangue do coração de Jesus dá vida à nossa vida, embriaga o nosso ser para nos fortalecer, para realmente nos dar a promessa de combate. O sangue no coração de Jesus é que traz humildade e sobriedade aos nossos corações.
Do lado aberto do coração de Jesus jorra água que nos lava no batismo, que nos purifica, nos revitaliza e nos fortalece. Deixemo-nos banhar, lavar, purificar e fortalecer no sagrado Coração de Jesus que nos cura e nos liberta.
Deus te abençoe!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário