ANO "B" - DIA: 09.06.2021
10ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)
FESTA SÃO JOSÉ DE ANCHIETA
- O senhor esteja com você.
- E com o seu espírito.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Mateus.
- Glória a Ti, Senhor.
17 “Não pensem que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas cumpri-la. 18 Sim, garanto-vos: o céu e a terra passarão antes que passe um ou um til da Lei. sem Let tudo acontecer. 19 Portanto, todo aquele que transcende um destes menores mandamentos e ensina aos homens será o menor no Reino dos Céus; por outro lado, quem observa e ensina-los, que será grande no. Reino dos céus.
- Palavra de Salvação.
- Glória a Ti, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Nós valorizamos todos os mandamentos de Deus"
“Portanto, quem ignorar o último desses mandamentos e ensinar outros a fazer o mesmo será o menor no Reino dos Céus. Por outro lado, quem as cumpre e ensina será grande no reino dos céus ” (Mt 5, 19).
Na cultura do relativismo, as pessoas relativizam tudo, dizem: "O essencial eu fiz", "O importante eu fiz", e desconsideram as coisas que são importantes. No Reino dos Céus, não podemos de forma alguma seguir essa tendência, essa influência, esse mal.
"Sou uma pessoa boa e justa", "Sou uma pessoa honesta", "Não roubo", "Não mato". Com licença, mas os únicos mandamentos não são matar e roubar, porque a pessoa vai dizer: “Não preciso confessar, porque não roubo, não mato, não faço nada que esses grandes fazem. Eu não cometo os pecados que outros cometem.
Não consigo converter nenhum dos mandamentos menores
Não vamos parar nesse pensamento relativista e enganoso que nos afasta da luz da verdade. Precisamos fazer isso sem deixar de praticar isso porque acaba sendo uma desculpa para uma coisa errada que fazemos na vida, ou um comportamento errado que estamos cultivando mas levamos em conta, por causa das outras coisas que praticamos.
Temos que praticar, temos que nos esforçar para fazer tudo, e não relativizar. Não é porque não matamos, não roubamos, que temos o direito de fazer isso ou aquilo. Não podemos converter nenhum dos mandamentos menores; temos que realmente nos esforçar, ser dedicados e trabalhar pela santidade, para sermos homens íntegros.
Às vezes, relativizamos algumas coisas da vida. "Sou eu mesmo." Não é porque você é uma pessoa que ajuda os outros, que faz o bem, e por causa disso você pode ser rude e sem educação.
Permaneça bom, justo e honesto, mas controle seu temperamento. Nada justifica atacar o outro. "É uma fraqueza que eu tenho." É verdade, temos nossas fraquezas, reconhecemos todas elas, o problema é quando relativizamos as coisas, o problema é quando nos escondemos atrás delas e dizemos: “É porque eu sou eu mesmo. O mais importante são as coisas que eu faço ”.
Precisamos continuar fazendo coisas boas sem, no entanto, relativizar o que não é bom. Pois quem não obedece a um só destes mandamentos, por menor que seja, por menor que seja, por menor que o relativize, não só precisa se esforçar para vivê-lo, pois não pode cair na tentação de , além de fazer o que é errado, ensine errado aos outros.
Às vezes começa com pequenas coisas, vividas no dia a dia da vida. A pessoa descobriu a forma de tirar vantagem de uma situação, ganhando dinheiro sem esforço, mas de forma desonesta. "É pequeno, não estou roubando banco." Não posso fazer, nem bancar nem o que é do outro, nem da empresa, isto é, o que quer que seja, nem posso ensinar os outros a fazer.
Sejamos honestos sobre as pequenas e grandes coisas. Sejamos consistentes nas pequenas e nas grandes coisas. Se temos dificuldades com isso e com aquilo, trabalhemos a dificuldade, mas nunca devemos ensinar o errado como se fosse certo; e não relativizemos o correto, transformando-o como se fosse errado. E assim vivemos o seguimento de Jesus.
Deus te abençoe!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário