ANO "B" - DIA: 04.06.2021
9ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 35Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?” E uma grande multidão o escutava com prazer.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Aproximemos o nosso coração da Palavra do Senhor"
“E uma grande multidão o escutava com prazer” (Marcos 12,37).
Há um prazer em escutar a Palavra do Senhor, há um gosto, um sabor único quando deixamos que a Palavra de Deus entre em nós, penetre em nós quando o Senhor fala conosco. Portanto, abramos os ouvidos, abramos o coração, deliciemo-nos da Palavra de Deus.
É preciso dizer que quando nos deleitamos apenas numa vida muito material e nos voltamos apenas para as coisas deste mundo, o coração não se aproxima da Palavra. É preciso um processo de lapidação da alma, do coração, do interior para nos voltarmos para a Palavra do Senhor.
Essa Palavra vai criando sintonia, vai entrando em nós, vai amolecendo, purificando e renovando o nosso coração. Por isso, tenha gosto de ouvir a Palavra do Senhor.
É preciso um processo de lapidação da alma, do coração para nos voltarmos para a Palavra do Senhor
Hoje, no Evangelho, Jesus nos coloca essa questão d’Ele ser filho de Davi. “Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?”. Não é uma questão simplesmente que Jesus é filho de Davi enquanto descendente, é apenas a descendência de Jesus, porque foi prometido a Davi que seria da casa dele que viria o Messias. Então, Jesus é filho de Davi, porque procede de Davi, porque é da genealogia, da geração e da casa de Davi. Mas Ele é Senhor de Davi, porque o próprio Davi chamou o Messias de Senhor, Ele é Deus.
Assim como digo que Jesus é filho de Maria, mas Ele é o Senhor na vida de Maria, Ele é Deus para ela; do mesmo jeito, o Senhor é o nosso Senhor, o nosso Salvador, é o nosso Messias. Ele é o ungido de Deus, o enviado de Deus, e por isso precisamos ouvi-Lo, levar a vida em Seu nome e deixar que Ele fale ao nosso coração. Senão, temos com Jesus apenas considerações humanas, nós O escutamos como escutamos tantos outros. E assim não entendemos nada de Jesus, não entendemos nada da nossa vida nem da nossa relação com Deus.
Ele é o Senhor, e nós precisamos nos colocar aos Seus pés para adorá-Lo, amá-Lo, servir-Lhe e ter a atitude de escutá-Lo. Meu Mestre, meu Senhor e meu Salvador! Permitamos que Ele direcione nossos passos, ilumine a nossa vida e conduza nosso caminhar.
Ele é o Senhor, Ele é Jesus, Ele é Cristo, o Ungido, o enviado de Deus!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário