ANO "C" - DIA: 30.07.2022
17ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe.
4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse.
8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Deixe-se levar pela Palavra do Senhor"
“É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe” (Mateus 14,2-3).
Meus irmãos, aqui, no episódio que escutamos no Evangelho, há um questionamento por parte de Herodes a respeito de Jesus: “Mas quem é esse Jesus que realiza milagres, que ensina o povo? Quem é esse, se já mandei matar João Batista? Será que João Batista então ressuscitou? Será que João Batista ressuscitou e agora está aí em Jesus?”. E depois, então, temos o relato da morte de João Batista.
Herodes perseguia, infelizmente, aqueles que eram contra o seu reino ou que eram contra as atitudes que ele tinha. Herodes estava em adultério, ele tinha tomado como esposa a esposa do seu irmão. E João Batista denunciou isso: “Não te é permitido ficar com a mulher do seu irmão”, e por conta disso, embora Herodes até gostasse das palavras de João Batista, ele não aderiu às palavras dele.
Está aqui, meus irmãos, um ensinamento e algo para refletirmos: Será que nós também gostamos da Palavra de Deus, mas não aderimos à Palavra d’Ele? Será que há um abismo também entre acreditar, professar e dar os passos para viver aquela Palavra?
Que o Senhor nos ajude a gostar da Palavra, a amar Jesus, mas amar também os Seus ensinamentos
Herodes vivia nesse abismo: de ouvir, de gostar, mas de não praticar a Palavra de Deus. E João Batista, então, foi morto, foi martirizado por causa da verdade.
Meus irmãos, vamos hoje, neste dia, pedir essa graça a Nosso Senhor, de não sermos como Herodes, de ter esse abismo de simplesmente gostar da Palavra, mas de não aderir à Palavra.
Que o Senhor nos ajude a gostar da Palavra, a amar Jesus, mas amar e também praticar os Seus ensinamentos. Na verdade, não foi João Batista quem perdeu a cabeça, foi Herodes quem perdeu a cabeça por deixar-se levar pelas suas próprias ideias.
Quando nos deixamos levar pelas nossas próprias ideias, sim, nós nos perdemos, nós nos perderemos, mas se nos deixarmos levar pela Palavra de Deus, pelos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, não ganharemos somente a nossa cabeça, mas ganharemos a nossa alma para o Céu.
Que a nossa cabeça esteja em Jesus, que a nossa vida esteja em Jesus. Não a percamos por nenhuma fantasia deste mundo, por nenhum prazer deste mundo, mas ganhemos o nosso corpo e a nossa alma na nossa adesão completa a Jesus.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário