ANO "C" - DIA: 10.07.2022
14ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Persevere até o fim para alcançar o Céu"
“O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo” (Mateus 10,21-22).
O Evangelho de hoje apresenta a perseguição anunciada por Jesus, em que os Seus discípulos passariam e aqueles que seguissem a Nosso Senhor também passariam, passaram, passam e passarão.
Aqueles que seguem a Nosso Senhor Jesus Cristo, trazem a marca do Cristo e buscam viver a vontade d’Ele, por isso nem sempre são entendidos, até mesmo pelos de sua casa. Talvez você já tenha escutado alguns sacerdotes dizendo: “Meu pai e minha mãe não concordaram com a minha vocação”; alguns religiosos dizendo: “Que loucura! É perda de tempo!”, mas quem encontrou um grande amor, sabe que seguir a Nosso Senhor não é perda de tempo, mas é ganhar tempo, é ganhar o Reino dos Céus.
Aqueles que dão o passo para seguir Nosso Senhor e servir-Lhe ganham o Céu com a graça e com a misericórdia de Deus, mas ganham também muitos inimigos, porque a proposta do Evangelho, a Palavra que Jesus ensinou, os Seus mandamentos, nem sempre são agradáveis: “Amar o inimigo”, “Rezar por aqueles que me perseguem”, “Dar o perdão”. São palavras que o mundo nem sempre gosta de ouvir, nem gosta, principalmente, de praticar de jeito nenhum.
O Evangelho é duro até mesmo com os de casa, diz aqui Nosso Senhor. Haveria, então, conflito entre as pessoas da própria casa, mas Nosso Senhor fez essa observação, fez essa profecia para que nós nos acalmássemos.
Por causa do Céu, vale a pena passar por qualquer prova, por qualquer dificuldade
Se, hoje, você vive conflitos dentro da sua casa, não estranhe, é assim mesmo, é por causa da Palavra de Deus, é por causa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas o Senhor finalizou aqui este versículo — melhor dizendo, que eu disse aqui para você — dizendo: “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”.
Quem perseverar até o fim no amor a Deus, no amor ao próximo, quem perseverar até o fim no perdão, quem perseverar até o fim, buscando a santidade, buscando sempre fazer a vontade do Senhor; quem perseverar até o fim, mesmo diante do ódio das pessoas em volta, das pessoas até mesmo de casa, quem perseverar até o fim, esse será salvo. Que o Senhor nos ajude a fazer esse caminho de perseverança.
Persevere! Mesmo que as pessoas ao seu lado não estejam seguindo Nosso Senhor, a resposta é pessoal, diga a Nosso Senhor: “Eu o sigo, Senhor”, “Eu lhe sirvo, Senhor”, “Eu o amo, Senhor”. Não se importe tanto se as pessoas ao seu lado não vão acolher o Evangelho. Acolha-o você e, consequentemente, que elas sejam atingidas pelo seu testemunho, mas principalmente elas sejam atingidas pela graça de Deus. Não é pelo seu esforço, é pela graça do Senhor.
Quanto a mim e quanto a você, perseveremos até o fim. E por causa do Céu, vale a pena passar por qualquer prova, por qualquer dificuldade, até mesmo dentro de casa, mas em vista do Céu, perseveremos até o fim.
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário