sexta-feira, 26 de agosto de 2022

EVANGELHO DO DIA (Mt 25,1-13)

ANO "C" - DIA: 26.08.2022
21ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes.

3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.

9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Leve uma vida previdente e espere pelo Senhor"

“No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’. Então, as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. Os imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’” (Mateus 25,6-9).

Meus irmãos, Nosso Senhor está contando, esses dias, as parábolas a respeito do juízo, a respeito do fim dos tempos. E aqui, o Senhor, mais uma vez, conta essa parábola para falar a respeito do Reino dos Céus – as virgens, as jovens prudentes (previdentes) e as imprudentes (imprevidentes). A que horas virá o noivo? Não se sabe. O noivo aqui é o Cristo. Somos a noiva, somos a humanidade, somos a Igreja que aguarda a vinda do Cristo.

No casamento judaico, na mentalidade israelita, não é a noiva que é esperada, mas o noivo que é esperado. “O noivo está chegando. Ide a seu encontro”. Foi o anúncio que foi feito, e as imprevidentes até pediram um pouco de óleo para as previdentes, mas não era possível. Não era questão de egoísmo, mas era questão de preparação, era questão de ser previdente, de ser prudente e armazenar, ali, o óleo.

O que é uma vida imprevidente? Deixar Deus em segundo lugar, em terceiro lugar ou até nem ter lugar para Ele. Isso é ser imprevidente. Adiar a conversão para amanhã, sempre para amanhã, isso é ser imprevidente, isso é ser imprudente. Curtir a vida sem Deus, prazeres. Amar e perdoar o outro? — “Ah, não! Um outro dia, um outro momento” — “Isso é coisa para gente fraca”. Isso é ser imprevidente.
Buscar o amor e o perdão ao próximo. Isso é ser previdente

O noivo vem! E agora? Eu vou correr para a Eucaristia, eu vou correr para a confissão. Pode ser que não dê tempo. E, aqui, no caso, não vai dar tempo mesmo. Não adianta querer correr. Deveria ter corrido antes para os braços do Senhor, deveria ter corrido antes para buscar e para amá-Lo.

Meus irmãos, o que é ser previdente? Levar uma vida em Deus, levar uma vida simples, sacramental, buscar a conversão do dia a dia. Isso é ser previdente, isso é ser prudente na vida espiritual, é buscar o crescimento espiritual sempre, é buscar o amor e o perdão ao próximo. Isso é ser previdente.

Ele vem numa hora inesperada. E se Ele vier quando estivermos prudentes, previdentes, o Senhor vai nos encontrar n’Ele. O Senhor deseja nos encontrar n’Ele! Agora é tempo! Não deixe para amanhã, não seja imprevidente, não deixe a conversão para amanhã. Hoje, conversão hoje! Amar o meu irmão hoje. Levar uma vida em Deus hoje. É hoje, só temos o hoje! Conversão hoje. Amar a Jesus hoje. Doar-nos ao nosso irmão, ao nosso próximo hoje. Não seja imprevidente.

Se nós levarmos uma vida imprevidente, sim, o Senhor vai vir numa hora inesperada e, infelizmente, não herdaremos o Reino dos Céus. Levemos uma vida previdente para que, quando o Senhor chegar, Ele nos encontre prontos, santos ou no caminho da santidade.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Marcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: