sexta-feira, 9 de setembro de 2022

EVANGELHO DO DIA (Lc 6,39-42)

ANO "C" - DIA: 09.09.2022
23ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?

42Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Retire primeiro a trave que está no seu olho

“Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão” (Lucas 6,42).

Meus irmãos, Nosso Senhor nos convida, chama-nos a tirar a trave, primeiro, do nosso próprio olho para poder ajudar o outro. E aqui é interessante a comparação que Jesus faz, a discrepância: a trave de um pequeno cisco. Jesus está aqui nos chamando a atenção a nos olhar, a nos rever, a olhar as nossas atitudes, a verificar os nossos erros, para então, depois, poder ajudar o irmão, ajudar o próximo.

Primeiro, tire a trave do próprio olho; para, depois, poder ajudar o outro, ou seja, primeiro, se corrija, depois, você terá propriedade para poder ajudar o outro. Façamos, meus irmãos, uma revisão da nossa vida, olhemos para dentro do nosso coração, quais são as atitudes que nós temos tido que não constroem a vida fraterna? Não constrói a vida do outro, mas, pelo contrário, destrói.

Primeiro, é preciso se examinar, é preciso que nós nos examinemos, é preciso olhar para dentro do nosso coração e buscar a conversão profunda para poder ajudar o outro.
Nosso Senhor nos convida, chama-nos a tirar a trave primeiro do nosso próprio olho para poder ajudar o outro

Quem é formado, quem exerce uma profissão, primeiro, precisou trilhar um caminho, não é!? Para poder ser um técnico, ser um profissional naquela área, trilhou um caminho, um caminho de aprendizado. No nosso caminho, na nossa escola com Deus — a nossa escola com Jesus —, também precisamos trilhar este caminho: de nos olharmos, de melhorarmos, de sermos pessoas, de fato, boas.

Que nós busquemos, cada vez mais, a conversão, mas arranquemos aquilo que não nos torna gente, não nos torna seres humanos, aquilo que não nos torna filhos de Deus. Vamos retirar a trave que está no nosso olho, para então, poder ajudar o outro.

Infelizmente, somos mestres, doutores, e quem sabe muita gente é pós-graduada em ver os defeitos dos outros. Não devemos acusar os outros sem antes nos olhar. Olhemo-nos e melhoremo-nos para poder ajudar o nosso irmão, para poder ajudar o próximo. Com a vista limpa fica até melhor para ajudar o outro.

Peçamos a graça ao Senhor de que Ele purifique os nossos olhos, o nosso coração e as nossas intenções e, assim, puros e melhorados pelo Senhor, poderemos ajudar o outro com maior propriedade, com certeza!

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: