sábado, 10 de setembro de 2022

EVANGELHO DO DIA (Lc 6,43-49)

ANO "C" - DIA: 10.09.2022
23ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas.

45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. 46Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo?

47Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. 48É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída.

49Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Edifique a sua casa sobre a Palavra de Deus"

“Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída” (Lucas 6,47-48).

Meus irmãos, Nosso Senhor nos convida, neste dia, a construir a nossa casa sobre a rocha. Neste mês especial da Palavra de Deus, a Palavra é a nossa rocha, Jesus é a nossa rocha. Somos chamados a praticar os ensinamentos de Nosso Senhor, e não apenas a ouvi-los, como um bom ouvinte ou como alguém que gosta de somente ouvir a Palavra. Não! É preciso ouvir e praticar a Palavra.

Jesus fez essa comparação para dizer que aquele que ouve a Palavra e a põe em prática é semelhante a alguém que construiu o seu edifício, a sua casa num local apropriado. E achei interessante aqui os verbos que Nosso Senhor usou: “Cavou fundo” — cavar. “Colocou o alicerce”, e, depois, disse que esse alicerce estava sobre a rocha.

Para construir a casa é preciso cavar; para que o nosso edifício espiritual, a nossa fé seja firme, precisamos ir fundo, é preciso ir a fundo, buscar o fundamento, estudar a nossa fé, estudar a Palavra de Deus. Encontrar o alicerce, realizar o alicerce.

Como é que se faz o alicerce de uma casa? Cimento, areia, pedra. Tem de ser ali algo substancioso para que o alicerce seja feito. Podemos dizer que este cavar é esse estudo, o alicerce é a vida de oração, é a vida em Deus. E a rocha, é claro, é o lugar certo, é o Cristo. Não basta cavar por cavar, tem que cavar e achar o alicerce — o Cristo, a rocha — e n’Ele edificar.
Tendo a nossa casa na rocha, que é Jesus, nada vai nos abalar

Meus irmãos, que o Senhor nos ajude, neste dia, a buscar, a cavocar, a estudar a Palavra, a ler e nos dedicar à Palavra de Deus. Quanto tempo você dedica à Palavra de Deus? Quanto tempo nós dedicamos à Palavra de Deus?

Não basta ler por ler, ouvir por ouvir, é preciso gastar tempo para que o edifício possa ser construído. Para que a nossa fé seja sólida, é preciso cavar, é preciso realizar ali o alicerce, ter os fundamentos e construir no lugar certo — em Jesus —, a nossa rocha, a nossa salvação.

Então, vamos sim perder tempo nos dedicando à Palavra de Deus. Cavar, colocar o cimento, o fundamento sobre o alicerce (Jesus), para que a nossa casa não se abale com os ventos das falsas doutrinas, para que a nossa casa não possa ruir por conta de uma doença, por conta da morte de alguém. Bem edificados em Cristo, cavocando ali, tendo a nossa casa na rocha, que é Jesus, nada vai nos abalar, nada vai destruir a nossa casa!

Edifiquemos a nossa casa sobre a Palavra de Deus, ganhando tempo e não perdendo tempo. No estudo, na oração e praticando, é claro, a Palavra. Nada vai abalar aquele que está com a Palavra de Deus. O Senhor não vai te abalar, se você estiver com Ele!

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: