sábado, 17 de setembro de 2022

EVANGELHO DO DIA Lc 8,4-15)

ANO "C" - DIA: 17.09.2022
24ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola:

5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. 6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.

9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. 10Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. 11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. 13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Estude a Palavra de Deus e produza bons frutos"

“E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança” (Lucas 8,15).

Meus irmãos, o Evangelho de hoje fala do semeador. A parábola que Jesus conta é: algumas sementes caíram à beira do caminho; outras nas pedras, outras entre os espinhos e outras em terra boa. As que caíram no caminho os pássaros as comeram; as que caíram nas pedras não conseguiram crescer porque faltava a umidade; as que caíram entre os espinhos foram sufocadas; e a que caiu em terra boa, essa deu fruto.

Meus irmãos, Nosso Senhor explicou esta parábola dizendo que a semente é a Palavra de Deus, e o Senhor saiu a semear. Que tipo de solo tem sido você? Que tipo de solo eu tenho sido? Eu tenho sido um bom terreno ou um mau terreno?

A semente que caiu à beira do caminho, o diabo foi lá e a roubou; a semente que caiu entre as pedras, a pessoa recebeu com alegria, mas não teve profundidade, caiu entre as pedras, não deu para penetrar, não penetrou. Por isso, não cresceu. As sementes que caíram entre os espinhos, até cresceram, mas, as preocupações — as preocupações com as riquezas—, sufocaram aquela palavra.
Que nós possamos estudar a Palavra, rezar a Palavra e dar os frutos

Meus irmãos, somos chamados a ser como uma terra boa; e o detalhe da Palavra de Deus: “Aquele que recebeu que, ouvindo a Palavra com o coração bom e generoso”. Precisamos ouvir a Palavra com esse coração bom e com esse coração generoso.

Quem tem esse coração bom e esse coração generoso? É aquele que dá atenção à Palavra, é aquele que ganha tempo ao estar com a Palavra, é aquele que estuda a Palavra. É aquele que reza a Palavra, é aquele que pratica a Palavra. Esse dá frutos!

Na escola, não foi assim? Como é que você aprendeu a ler? Como é que você aprendeu as lições? Você deu atenção, prestou atenção, ouviu, viu e, por isso, aprendeu a escrever.

É preciso prestar atenção na escola de Jesus para dar bons frutos e frutos de santidade. E o grande fruto que Nosso Senhor quer me dar, e quer te dar, é o Céu. E, para conquistarmos este Céu, atenção à Palavra, rezar a Palavra, praticar a Palavra.

Que o Senhor nos ajude, então, a desejar, a prestar atenção, a estudar, a dar tempo à Palavra para podermos dar bons frutos para alimentar os nossos irmãos que precisam da salvação. Que nós possamos estudar a Palavra, rezar a Palavra e dar os frutos para tantos irmãos e irmãs famintos e famintas da Palavra de Deus.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: