terça-feira, 20 de dezembro de 2022

EVANGELHO DO DIA (Lc 1,26-38)

ANO "A" - DIA: 20.12.2022
4ª SEMANA DO ADVENTO (ROXO)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Ó chave de Davi, que abris as portas do Reino eterno: oh, vinde e livrai do cárcere o preso, sentado nas trevas!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo então disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Fortaleça a sua comunhão com Jesus Cristo"

“O anjo entrou onde Ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’” (Lucas 1,28).

Nestes próximos dias, que antecedem a grande Solenidade do Natal de Nosso Senhor, temos o Evangelho da Anunciação e do consentimento da Virgem Maria; a Anunciação do Arcanjo e o consentimento de Maria a respeito da mensagem do próprio Deus.

O diálogo, em especial, esta frase do Anjo diz muito: “O Anjo entrou onde Ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’”. Maria sem dúvida era uma mulher de comunhão com Deus, e Ele se revela a Ela ali, através do Anjo, e diz: “Alegra-te, você foi a escolhida. Alegra-te”.

Alguns estudiosos vão nos ajudar também na meditação dizendo: “Olha, Maria até perdeu o nome, ao invés de Maria é ‘Alegra-te’”. Para quem na Sagrada Escritura, o Senhor se dirigiu assim? Para mais ninguém!
Peçamos esta graça ao Nosso Senhor: entrarmos numa comunhão profunda com Ele

Maria, essa mulher importantíssima da Sagrada Escritura, Aquela que gerou o Salvador. E o Anjo ainda disse: “O Senhor está contigo”, ou seja, Maria já alimentava uma comunhão com Deus, com o Pai. É isso, meus irmãos, que nós precisamos alimentar: uma comunhão com Deus, uma intimidade com Deus Pai, com o nosso Deus.

Por conta dessa comunhão com Deus, o Senhor a escolheu, por conta dessa comunhão, dessa intimidade, o Senhor lhe deu a responsabilidade de ser a Mãe do Senhor, a Mãe do Salvador Jesus Cristo.

Neste dia, peçamos esta graça a Nosso Senhor: entrarmos numa comunhão profunda com Ele, para que Ele realize também em nós as Suas maravilhas. O Anjo disse: “O Senhor está contigo”, o anjo não disse: “O Senhor estará contigo, se você aceitar”, ele disse que o Senhor já estava com Ela.

Que graça, meus irmãos! Peçamos esta graça ao Nosso Senhor: estarmos em comunhão com Ele, que Ele também habite em nosso coração e que as nossas atitudes também revelem esse Cristo, esse Deus que está conosco. Que a sua vida revele Deus, revele Cristo para as pessoas.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: