segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

EVANGELHO DO DIA (Mt 10,17-22)

ANO "A" - DIA: 26.12.2022
MARTÍRIO DE SANTO ESTEVÃO - PROTOMÁRTIR (VERMELHO)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Bendito o que vem em nome do Senhor. Nosso Deus é o Senhor, ele é a nossa luz. (Sl 117(118),26a.27a)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17“Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Persevere até o fim e será salvo por Deus"

“Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo” (Mateus 10,22).

Estamos dentro das Oitavas de Natal e, hoje, portanto é Natal. E comemoramos o Natal desse mártir, o primeiro mártir da Igreja: Santo Estêvão.

Santo Estêvão foi eleito diácono juntamente com outros, para servir às mesas e também dar assistências às viúvas e órfãos, mas também Estêvão foi um grande pregador da Palavra de Deus.

É interessante lermos no seu relato, nos Atos dos Apóstolos, o relato da sua vida, verificando ali um grande pregador que imitou o Cristo pregador, mas que imitou o Cristo mártir. Ele pronunciou praticamente as mesmas palavras que o Cristo na cruz antes de ser martirizado. Ele entregou a vida pela causa de Cristo, por causa da verdade, por causa do Reino de Deus.

Jesus já havia profetizado para os Seus discípulos e para a multidão a respeito daqueles que O seguissem, que iriam sofrer, seriam levados aos tribunais, seriam açoitados, seriam levados diante de governadores e reis, mas seria uma oportunidade para dar testemunho do Reino e de Cristo.
Se perseverarmos até o fim, receberemos a coroa da glória

Aqueles que seguem Cristo não têm vida fácil. Aqueles que seguem Nosso Senhor passarão por provações, tentações, dificuldades e perseguições. Faz parte daquele que é cristão passar por maus bocados, de vez em quando ou sempre, por causa de Cristo, por causa da verdade que é Cristo, por causa do Evangelho.

Depois, o Senhor disse para consolar: “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”. Estêvão perseverou até o fim, foi perseguido, foi colocado diante dos tribunais, mas ele não negou Cristo. E chegou num dado momento que não suportavam até mesmo aquilo que Estêvão dizia e começaram a apedrejá-lo.

Machucaram sim o seu corpo, mas não atingiram a sua alma, porque Estêvão estava completamente em Deus. E porque estava completamente em Deus, unido a Nosso Senhor, sofreu no corpo, mas não sofreu na alma. Entregou a sua vida a Deus, mas perseverou até o fim. E ele viveu o seu Natal, Natal de entrar na glória de Deus, de nascer para Deus.

Meus irmãos, vamos desejar, de todo o nosso coração, também ter o nosso nascimento definitivo em Cristo Jesus, vivendo uma vida santa, uma vida de comunhão com Deus e uma vida testemunhando em cada situação que vivermos, testemunhar Jesus Cristo.

Se nós perseverarmos até o fim, receberemos a coroa da glória, receberemos o Céu e a eternidade. Persevere até o fim!

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: