terça-feira, 24 de janeiro de 2023

EVANGELHO DO DIA (Mc 3,31-35)

ANO "A" - DIA: 24.01.2023
3ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”.

33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Você faz parte da família de Jesus"

“Naquele tempo, chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: ‘Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura’. Ele respondeu: ‘Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’ E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: ‘Aqui estão minha mãe e meus irmãos’” (Marcos 3,31-34).

Vejam, família constituída pelo chamado de Deus (vimos isso anteontem); família unida pelo vínculo do amor (vimos a temática de ontem); agora, família estendida. Porque nós não somos cristãos de guetos, não somos cristãos bairristas, elitistas, conservadores, carismáticos, libertadores, mas somos cristãos, somos a família de Deus, somos um só coração e uma só alma.

Se nós sabemos que numa família existem muitos membros, eles são diversos: um é mais rezador, um é mais espiritual, o outro é mais observante, o outro é mais empenhado com causas sociais, mas são todos expressão de uma mesma família porque Jesus estendeu a Sua família, Ele estendeu o alcance da Sua família em realidades que nós não podemos imaginar.

A nossa Igreja, meus irmãos e irmãs, é uma riqueza; temos ritos diferentes, tradições diferentes, liturgias diferentes, festas diferentes, expressões de fé diferentes, porque nós somos diferentes, somos constituídos assim.
Somos a família de Deus, somos um só coração e uma só alma

Quando Jesus diz, olhando para aqueles que estavam sentados: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos”, Ele nos via já, hoje, no século XXI; via a Igreja da América Latina com a sua riqueza e com sua expressão; via a Igreja da Europa com a sua história; via a Igreja da Ásia, a Igreja da África, porque a Sua família foi estendida.

Então, vamos pedir ao Senhor a graça de não retroceder, vamos adiante no respeito ao que é diferente, mantendo aquilo que é essencial e vivo no meio de nós, que é o nosso amor a Jesus Cristo. Que cada membro dessa família ame Jesus Cristo.

Agora, as expressões desse amor são diversas; tem filho que diz ao pai e a mãe “Eu te amo” com as palavras, tem outro filho que faz isso com um gesto carinhoso; outro filho faz isso defendendo a honra do pai e da mãe, falando bem do pai e da mãe. Não existe quem ama mais, só existe quem ama de um jeito diferente.

E a nossa Igreja é diversa, ela tem muitos membros, tem muitas expressões. Quando Jesus dá essa resposta, Ele quis, de fato, que as pessoas entendessem que a Sua família estava alargada, não era só aquele entorno d’Ele. Então, não é só o nosso grupinho, aqueles que pensam igual a nós, aqueles que rezam igual a nós, mas somos todos membros de uma mesma família que ama Jesus Cristo.

E isto não pode faltar em nenhum desses grupos diversos: amar Jesus Cristo acima de todas as coisas com a oração, com a doutrina, com a defesa da fé, com as obras sociais, mas que todos amem Jesus Cristo, porque somos a Sua família alargada.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: