sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

EVANGELHO DO DIA Mc 4,26-34)

ANO "A" - DIA: 27.01.2023
3ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os, aos doutores! (Cf. Mt 11,25)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.

28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.

30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.

33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Espalhe as boas sementes em seu coração"

“O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. Primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga” (Marcos 4,26-27.28).

Meus irmãos e minhas irmãs, “alguém espalha a semente”. Jesus faz essa comparação, Ele conta, de fato, essa parábola para nos falar sobre o Reino de Deus: “alguém espalha a semente”. A única ação que compete a mim e a você, a única coisa, digamos assim, que depende de nós é espalhar a semente.

O agricultor só faz esse trabalho, porque o restante compete a Deus. E aqui está o segredo: a nossa dependência de Deus e a confiança que nós precisamos ter n’Ele, e isso vale para qualquer coisa.

Nosso grande problema, muitas vezes, é querer controlar tudo; controlar o que acontece a partir de uma pregação, controlar o que acontece a partir de uma experiência que fazemos. Mas existem muitas coisas que vêm à tona sem a nossa participação. É um mistério de Deus, é um mistério da força da Palavra de Deus que vai encontrando dentro de nós um caminho para nos levar, de fato, à comunhão perfeita com Ele.
Existe a hora de Deus para cada um; a nós cabe só lançar a semente

E essas coisas que acontecem nesse mistério chamamos de: governo de Deus. É Deus que toma a frente, Deus é quem se ocupa de tudo; a nossa missão, a nossa parte é como eu disse: lançar a semente, abrir o coração, deixar que essa semente seja lançada dentro de nós, porque as outras coisas vão acontecendo ao ritmo da vida.

Você ouviu no Evangelho: “dorme e acorda”, ou seja, é no ritmo da vida, é no cotidiano da nossa vida, acontece no tempo devido, na hora de Deus, noite e dia. Deus tem a Sua hora para nos encontrar!

Muitas vezes, encontro pessoas que me pedem para rezar pela conversão de alguém, de algum parente, de alguma pessoa amiga, e digo sempre para essas pessoas: existe a hora de Deus para cada um; a nós cabe só lançar a semente. Mas cada um ao seu tempo, no seu momento, do seu jeito, vai encontrar o caminho do Senhor.

Esse mistério é insondável, não podemos explicar. A Palavra de Deus nos disse: “a semente vai germinando, vai crescendo…”, porque é um processo contínuo, e isso não acontece da noite para o dia, isso não acontece a partir dos nossos imediatismos. Não! Com a graça de Deus, esse mistério vai acontecendo pouco a pouco. Os frutos da graça de Deus na nossa vida são progressivos — folhas, espiga, depois grãos que enchem a espiga.

Não tenhamos pressa, porque, muitas vezes, a nossa pressa de querer a conversão de alguém pode estragar todo o processo, pode arruinar tudo. Porque não podemos controlar a ação de Deus na vida das outras pessoas. É Deus quem age, não vamos amputar o processo nem no começo nem no meio, mas vamos deixar que os grãos encham a espiga. Que seja Deus a conduzir todo o processo; somos só, em alguns momentos, colaboradores. Não atrapalhemos, ajudemos, e que a graça de Deus cresça na nossa vida e na vida das pessoas.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: