ANO "A" - DIA: 18.04.2023
2ª SEMANA DA PÁSCOA (BRANCO)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— O Filho do homem há de ser levantado, para que, quem crer, possua a vida eterna. (Jo 3,14b.15)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.
9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Pela ação do Espírito, testemunhe a vida do Ressuscitado"
“Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem” (João 3,11-13).
Jesus, o Filho Unigênito de Deus Pai, é Aquele que nos fala sobre as coisas do Céu, sobre as coisas do Alto. E Ele tem propriedade para nos falar sobre esse lugar, pois, sendo Ele a Palavra Divina encarnada, pode nos dar um testemunho fidedigno.
O testemunho de Jesus é um testemunho verdadeiro, é Ele que desceu do Céu para nos ensinar o caminho da eternidade e para nos falar das coisas do Céu. Porém, o testemunho de Jesus, as Suas Palavras, os Seus ensinamentos só começarão a fazer sentido em nós se nascermos novamente, como nos ensinou o Evangelho de ontem. Precisamos viver esse nascimento para as coisas do Alto, precisamos nascer da água e do Espírito.
E é pela ação misteriosa do Espírito Santo que somos capazes de abraçar a fé em Jesus Cristo. Não só abraçar a fé, como também testemunhar já, aqui, uma vida que demonstre que não somos deste mundo. Estamos aqui de passagem, mas a nossa pátria definitiva é o Céu.
Que você possa acolher a graça do Espírito Santo e testemunhar a vida nova que Jesus veio nos dar
Pela ação do Espírito, podemos também testemunhar essa vida nova, testemunhar que nós temos um lugar no Céu. Uma vida que testemunha a vida de Cristo Ressuscitado em nosso meio.
A comunidade dos primeiros cristãos era uma comunidade que vivia a unidade de coração e de alma. O Ato dos Apóstolos vai nos dizer que a multidão era um só coração, uma só alma e, com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da Ressurreição do Senhor. Nós também, pela ação do Espírito Santo, por essa vida nova que Jesus veio nos dar com a Sua morte e ressurreição, podemos testemunhar a Ressurreição de Jesus, vivendo essa vida nova.
Os apóstolos davam testemunho de Jesus Cristo ressuscitado pela força do Espírito Santo, é o Espírito Santo que nos conduz a vivermos aqui como cidadãos do Céus, pertencentes à pátria do Céu, testemunhando a vida nova que Jesus nos dá pela Sua graça.
Que você possa, de fato, acolher a graça do Espírito Santo e assim testemunhar a vida nova que Jesus veio para nos dar.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da c. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário