sábado, 15 de abril de 2023

EVANGELHO DO DIA (Mc 16,9-15)

ANO "A" - DIA: 15.04.2023
SÁBADO DA OITAVA DA PÁSCOA (BRANCO)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.

12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado.

15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Use a paz de Cristo para curar o seu coração ferido"

“Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar. Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado”. (Marcos 16,9-14)

O Evangelho de hoje nos faz um resumo, uma retrospectiva das aparições de Jesus ressuscitado. Porém, nos faz esse resumo em uma perspectiva não muito boa, não muito positiva devido à falta de fé dos discípulos. Jesus repreende os Seus discípulos pela falta de fé, pela incredulidade e pela dureza do coração em não acreditar naqueles que já haviam vivido uma experiência com o Ressuscitado.
As feridas do nosso coração nos fecham ao dom da fé, porém não existe ferida que resista à força do Ressuscitado

Quando o nosso coração está machucado de alguma forma, temos dificuldade de perceber, e assim temos também dificuldade de anunciá-Lo, como nos pede o Evangelho de hoje. A paz que Jesus nos traz com a Sua ressurreição é uma paz que, primeiramente, precisa curar o nosso coração ferido, precisa curar a nossa falta de fé.

As feridas do nosso coração nos fecham ao dom da fé, porém não existe ferida que resista à força do Ressuscitado, não existe ferida que resista à força de Jesus, à força da ressurreição. Porque o dom da salvação de Jesus supera toda e qualquer ferida, e esse é o dom que nos impulsiona a acreditar, e acreditando anunciar aos demais: Jesus está vivo! “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

Meus irmãos, peçamos a força do Ressuscitado, peçamos que Jesus possa romper a barreira da nossa incredulidade que nos impede de levar essa boa notícia às demais pessoas, ainda que necessitados desta graça, deixemos que a força do Ressuscitado desperte no nosso coração, dando-nos a paz e levando-nos a anunciar: Jesus está vivo!

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Bruno Antônio
Sacerdote da C. Canção Nova

Nenhum comentário: