quarta-feira, 14 de junho de 2023

EVANGELHO DO DIA (Mt 5,17-19)

ANO "A" - DIA: 14.06.2023
10ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Fazei-me conhecer vossa estrada, vossa verdade me oriente e me conduza! (Sl 24,4b.5a)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo; disse Jesus aos seus discípulos: 17"Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Cumpra, com fidelidade, a lei de Nosso Senhor"

“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento” (Mateus 5,17).

Jesus é a Palavra de Deus encarnada; e diferente do que alguns pensavam a respeito d’Ele, Jesus não veio para abolir a lei e os profetas. Pelo contrário, Ele veio para nos ensinar o valor imutável da Palavra de Deus, do Antigo Testamento. E sendo Ele a Palavra eterna, possui autoridade divina para nos conduzir ao seu pleno cumprimento, proclamando a lei superior, que é a lei do amor.

Jesus nos ensina que Ele veio para promulgar, de forma definitiva, a lei de Deus, que tem o seu pleno cumprimento no amor. E Ele vai realizar isso não somente com a Sua pregação, mas, principalmente, através do Seu oferecimento na cruz.
A lei de Deus tem o seu pleno cumprimento no amor

É assim que Jesus nos ensina a cumprir a vontade de Deus: na vivência do amor que se entrega e se doa por causa do outro. Quem o fizer será grande e, pelo contrário, será pequeno aquele que não o fizer.

Quem se doar por amor, quem se entregar por amor será considerado grande no Reino dos Céus. Agora, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar aos outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus.

Meus queridos, a lei de Nosso Senhor Jesus Cristo é a lei do amor. Quem vive o amor ao próximo, quem se doa pelo próximo cumpre com o mandamento. Por isso peçamos a graça de não nos desviarmos nem sequer uma vírgula da Palavra de Deus em nossa vida, e cumprirmos, com fidelidade, essa lei de entrega e doação.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: