quinta-feira, 15 de junho de 2023

EVANGELHO DO DIA (Mt 5,20-26)

ANO "A" - DIA: 15.06.2023
10ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Eu vos dou novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado. (Jo 13,34)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.

23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Amando ao próximo, você cumprirá a lei de Deus"

“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus”. (Mateus 5,20)

Ontem, a Liturgia da Palavra nos ensinava que Jesus veio até nós para nos conduzir ao pleno cumprimento da vontade de Deus, que deve ser vivida sobretudo no amor aos irmãos e não simplesmente no cumprimento de uma série de rituais e preceitos, como faziam as autoridades do tempo de Jesus.

Até então, a lei de Deus era vivida como uma norma. Quem não cumpria essa norma, corria o risco de ser punido e marginalizado. E diante desse receio, a prática da lei tornou-se algo meramente mecânico, feito por pura obrigação, vazia no seu verdadeiro sentido.
É cumprindo com o mandamento do amor, que cumpriremos plenamente a lei de Deus

Quem ama não se limita a somente cumprir normas, mas ultrapassa essas normas por amor. Jesus recorda que quem não tiver uma prática de justiça que supere a dos mestres da lei e dos fariseus não entrará no Reino dos Céus. Ou seja, a lei de Cristo deve ser fundamentada no amor ao próximo e não no mero cumprimento de rituais e práticas.

Não é um peso amar ao próximo, e não deve ser um peso de um cumprimento de rituais amar ao próximo. E esse amor deve nos conduzir ao perdão e à reconciliação com os irmãos, assim como vai dizer o Evangelho de hoje: “Deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta”.

O amor é superior a qualquer ritual, a qualquer norma, e é cumprindo com esse mandamento do amor que nós cumpriremos plenamente a lei de Deus.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: