quarta-feira, 28 de junho de 2023

EVANGELHO DO DIA (Mt 7,15-20)

ANO "A" - DIA: 28.06.2023
12ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERMELHO)
MARTÍRIO DE SANTO IRINEU_BISPO E MÁRTIR 

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus; quem em mim permanece, há de dar muito fruto. (Jo 15,4a.5b)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Produza bons frutos em sua vida"

“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus”. (Mateus 7,15-16)

A maior de todas as pregações acontece no testemunho de vida. Sem o testemunho de vida, a pregação com as palavras, as profecias, o ministério, não possui consistência. Desse modo, Jesus nos pede que tomemos cuidado com os falsos profetas, ou seja, com aquelas pessoas que possuem boa aparência, bons discursos, mas que, no concreto de suas vidas, não produzem bons frutos.

O falso profeta é aquele que não caminha nos caminhos de Deus, são aqueles que, mesmo mantendo a aparência, desviam-se da vontade e do caminho d’Ele. Quem julga pela aparência acaba caindo nessas armadilhas e se desvia também do caminho.
É diante desses frutos que nós podemos identificar um legítimo anunciador das coisas de Deus

Jesus nos ensina, no Evangelho de hoje, como podemos identificar o falso profeta. Basta ver as suas ações. É pela prática que se reconhece os verdadeiros e os falsos profetas. Pelo discurso, fica difícil saber quem está falando a verdade, porque qualquer um pode falar bem, pode ter uma boa retórica, mas é na hora da ação, da perseverança, da constância na fé, nas boas obras, que vamos distinguir quem age por interesse, quem age na verdade e quem age por amor.

E a chave do discernimento para reconhecer o verdadeiro e falso profeta está na caridade, está na unidade e na constante luta pela santidade. É diante desses frutos que nós podemos identificar um legítimo anunciador das coisas de Deus ou um falso profeta que diz, mas não vive; que apenas anuncia, mas não produz frutos.

Que possamos ter essa atenção e que nós possamos, também com a nossa vida, produzir bons frutos.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: