quinta-feira, 9 de maio de 2024

EVANGELHO DO DIA (Jo 16,16-20)

ANO "B" - DIA: 09.05.2024
6ª SEMANA DA PÁSCOA (BRANCO)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Eu não vos deixarei órfãos: eu irei, mas voltarei, e o vosso coração muito há de se alegrar. (cf. Jo 14,18)
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”

18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: “Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’

20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"O mistério do ocultamento de Jesus na vida dos Seus discípulos"

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: ‘O que significa o que ele nos está dizendo: Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?'” (João 16, 16-17)

Meus irmãos e minhas irmãs, “pouco tempo não me vereis, outra vez pouco tempo e me vereis de novo”. Que mistério é esse ocultamento de Jesus na vida dos Seus discípulos? Certamente, você já o experimentou na sua vida quando tudo parecia perder o sentido, quando as trevas cobriram os seus olhos e você perdeu o rumo de sua vida.

Nós não estamos falando de uma brincadeirinha de Jesus, como se fosse um esconde-esconde para gerar tristeza nos Seus discípulos. Ele está falando da Sua morte, e esta provoca, imediatamente, o ocultamento do rosto de Deus. Cristo fala também da sua Ressurreição, e esta é a restituição do rosto de Deus, renovado no mistério da entrega total do Seu Filho.
Jesus promete o retorno da revelação do rosto de Deus glorioso

Jesus promete o retorno da revelação do rosto de Deus que será, enfim, glorioso e revelará plenamente o nosso próprio rosto. Por isso eu convido você, hoje, a meditar sobre esses intervalos na sua vida. Intervalos entre a dor e a alegria, entre a angústia e a paz, entre a opressão de um pecado e a libertação dele. Esses intervalos, que são aparentemente cruéis e geram medo, podem também trazer consigo novidades do Espírito e o novo de Deus para a nossa vida.

Lembre-se de que todos esses intervalos são apenas um véu no Rosto de Cristo, mas rapidamente esse véu será tirado e você contemplará novamente a luz do Senhor no seu caminho. Não se desespere nesses intervalos. Confie em Deus, lembre-se d’Ele e renove a sua esperança e a sua confiança no Senhor!

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova

 

Nenhum comentário: