segunda-feira, 2 de setembro de 2024

EVANGELHO DO DIA (Lc 4,16-30)

ANO "B" - DIA: 02.09.2024
22ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— O Espírito do Senhor repousa sobre mim; e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 16 veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18 "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19 e para proclamar um ano da graça do Senhor". 20 Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir". 22 Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: "Não é este o filho de José?" 23 Jesus, porém, disse: "Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum". 24 E acrescentou: "Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25 De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26 No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27 E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio". 28 Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29 Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30 Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Precisamos nos abrir à Palavra de Deus"

“Naquele tempo, veio Jesus à cidade de Nazaré onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: o Espírito do Senhor está sobre mim” (Lc 4,16-30)

Meus irmãos e minhas irmãs, a Palavra de Deus, neste dia de hoje, diz “conforme o seu costume”. O termo grego que aparece aqui é etos, que foi traduzido para o latim como moris, que quer dizer moral ou bons hábitos, boas maneiras, boa conduta. Chama a minha atenção que a frequência de Jesus à sinagoga era algo primordial para Ele. Tornou-se um hábito, tornou-se um costume.

Apenas Ele chega na cidade onde se tinha criado e busca logo o lugar em que, por diversas vezes, proporcionou o Seu encontro com Deus, a Sua intimidade com Ele. Jesus não era um religioso apenas de costumes, mas era um amante de Deus, um apaixonado pela Palavra de Deus. Diz o texto que Ele se levantou, levantou-se para fazer a leitura; e ler – aqui agnosco – não era apenas a decodificação das letras do alfabeto, não era simplesmente uma mera leitura, era conhecer profundamente a Palavra de Deus, era um mergulho em Deus. A leitura da Palavra para Jesus era o contato com uma força transformante.
A Palavra de Deus é entregue a nós na sua totalidade

Não leia a Bíblia simplesmente, mas deguste-a, saboreie-a, reflita, medite, contemple e interiorize a Palavra de Deus. Por isso que nós dizemos, na Santa Missa, que nós não fazemos a leitura, nós fazemos a proclamação da Palavra de Deus, porque aquela Palavra proclamada tem o poder de transformar a nossa vida. Jesus não apenas leu, Jesus interiorizou a Palavra.

Diz o texto que Lhe deram o livro do profeta Isaías. E a Palavra de Deus nos é entregue, nós acolhemos o que nos é proposto por Deus na Sua Palavra, e não escolhemos aquilo que nos convêm.

A Palavra de Deus é entregue a nós na sua totalidade; não escolhemos apenas o que queremos, não escolhemos apenas aquilo que é fácil, mas aceitamos a Palavra da forma como ela nos foi revelada.

Finalmente, Jesus achou a passagem, Jesus encontrou um tesouro. O termo aqui é bem interessante, a Palavra é um tesouro, é um achado que nos enriquece a alma. O texto em português não diz, mas Jesus desenrolou o livro.

Precisamos nos abrir à Palavra de Deus; do contrário, permanecemos no fechamento e nas trevas, não conheceremos a Deus nem a nós mesmos, seremos um enigma para nós mesmos. Por isso a Palavra precisa ser aberta, ou seja, precisamos nos abrir à Palavra de Deus, precisamos deixar que ela explique a nossa vida, a nossa história, revelando Deus a nós. Quando Deus se revela, nós nos conhecemos.

Sobre todos vós, desça a bênção de Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Padre Donizete Heleno Ferreira
Sacerdote da c. Canção Nova




Nenhum comentário: