segunda-feira, 30 de setembro de 2024

EVANGELHO DO DIA Lc 9,46-50)

ANO "B" - DIA: 30.09.2024
25ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)
MEMÓRIA DE SÃO JERÔNIMO, PRESBÍTERO E DOUTOR

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Veio o filho do homem, a fim de servir dar sua vida em resgate por muitos.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46 houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47 Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48 e disse-lhes: "Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior". 49 João disse a Jesus: "Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque não anda conosco". 50 Jesus disse-lhe: "Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Receber o reino de Deus"

“Naquele tempo, houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior” (Lucas 9,46-48).

Meus irmãos e minhas irmãs, estamos na conclusão do nosso mês de setembro. Aqui, na Igreja do Brasil, o mês de setembro é dedicado à Palavra de Deus, mês da Bíblia. E nós estamos concluindo este mês hoje, celebrando a memória de São Jerônimo.

A preocupação dos discípulos, aqui no Evangelho, como eu disse, era quem era o maior. Jesus responde esse absurdo pegando uma criança, trazendo para junto dele e dizendo: “Quem receber o reino de Deus como uma criança, isso sim o fará grandes aos olhos de Deus. Isso nos garante uma recompensa, ou seja, a disponibilidade do reino de Deus na simplicidade.

Reino de Deus na simplicidade

A Palavra de Deus é para nós esse meio eficaz para nos ajudar a crescer na fé, a amadurecer a nossa experiência. Como a Palavra de Deus, por exemplo, a experiência de ouvir, diariamente, uma homilia, a Palavra de Deus sendo meditada… Como isso nos ajuda! Eu tenho colhido, por onde eu passo, tantos testemunhos de pessoas agradecendo a oportunidade de termos aqui no nosso canal uma homilia diária para ajudar as pessoas a ter esse contato com a Palavra de Deus. Dizendo: Isso eu quero aproveitar, porque, hoje, nós celebramos São Jerônimo.

São Jerônimo gastou grande parte da sua vida para que a Palavra de Deus chegasse até nós, em nossa língua. São Jerônimo esteve lá, recluso, em Belém, na Terra Santa, para traduzir o texto do Novo Testamento escrito em grego, traduzir para o latim, a vulgata; e, a partir do latim, nós temos a Palavra de Deus em Português, em Francês, em Espanhol, em Inglês em todas as línguas, por causa do trabalho árduo desse homem. Por isso, nos dizeres de São Jerônimo, ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo!

Nós não podemos ignorar a Palavra de Deus. Ela precisa ter um lugar especial na nossa vida para que cresçamos e amadureçamos na experiência com o Senhor. Por isso busquemos a fidelidade do contato com a Palavra de Deus todos os dias. Alimentemo-nos com esse alimento sólido capaz de mudar a nossa vida e de nos fazer, de fato, discípulos de Jesus.

Uma tarefa: Não deixe de meditar a Palavra de Deus todos os dias.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: