Este reconhecimento destaca a importância da cerimônia não apenas para a Fé dos devotos, mas para a identidade cultural e social de São Luís.
Foto: Divulgação/Senado Federal.
Redação (01/10/2024 12:10, Gaudium Press) A celebração do Círio de Nazaré realizada em de São Luís do Maranhão, foi reconhecida pelo governo federal brasileiro como manifestação da cultura nacional, através da Lei nº 14.972/2024.
Importância para a identidade cultural e social de São Luís
De acordo com a Agência Gov, o reconhecimento deste evento, que reúne mais de 100 mil fiéis durante o mês de outubro na capital maranhense, “destaca a importância da cerimônia não apenas para a Fé dos devotos, mas para a identidade cultural e social de São Luís”.
Além disso, esta “sanção valoriza a celebração que enriquece a vida cultural, religiosa e social da cidade de São Luís e fortalece os vínculos do Círio de Nazaré que promovem o encontro entre tradição, Fé e cultura”.
Foto: Santuário Nossa Senhora de Nazaré.
História do culto a Nossa Senhora de Nazaré no Maranhão
Originado na Europa e estabelecido no Brasil há mais de dois séculos em Belém, o culto a Nossa Senhora de Nazaré no Maranhão chegou a São Luís no ano de 1992, quando a cidade recebeu pela primeira vez a imagem peregrina trazida por missionários que celebravam os 200 anos do Círio de Nazaré de Belém do Pará.
Desde então, todos os anos é realizada essa procissão que refaz o percurso realizado pela imagem em 1992, fortalecendo o sentimento de comunidade e de pertencimento entre os participantes. As festividades, que tem como ápice o segundo domingo de outubro, são semelhantes às realizadas em Belém (PA), porém com um público menor.
Tema e lema desta edição do Círio de Nazaré
O tema desta edição do Círio de Nazaré, que completa 32 anos e acontecerá entre os dias 10 a 20 de outubro, será: ‘Santuário de Luz’ e o lema escolhido foi: ‘Encontrareis um recém-nascido deitado numa manjedoura’, baseado na passagem bíblica de São Lucas 2,12. (EPC)
Fonte: gaudiumpress.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário