quinta-feira, 3 de outubro de 2024

EVANGELHO DO DIA (Lc 10,1-12)

ANO "B" - DIA: 03.10.2024
25ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o Reino de Deus está chegando!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2 E dizia-lhes: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3 Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' 6 Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7 Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8 Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9 curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós.' 10 Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11 'Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!' 12 Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"O importante é guardar a fé"

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

No Evangelho de São Lucas, capítulo 10, do versículo 1 a 12, nós temos um trecho importante para nós:

“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso pedi ao dono da Messe que mande trabalhadores para a sua colheita”.

Hoje, nós comemoramos os santos mártires, Santo André de Soreval, Ambrósio e seus companheiros, que derramaram o seu sangue no território brasileiro, no território de Cunhaú. Eles mostram para nós o zelo ardente de guardar a fé, de guardar o testemunho por causa do nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Eles foram atacados pelos holandeses calvinistas que ocupavam, na época, a costa do Nordeste do nosso país. E, terrivelmente, eles foram massacrados a se recusarem a negar a fé católica.

Abraçar a fé

Olha que interessante, meus irmãos: guardaram a fé. O que significa a palavra “mártir”? Significa testemunhas. Eles foram autênticas testemunhas de nosso Senhor Jesus Cristo frente a uma perseguição doutrinal. Eles queriam, os holandeses calvinistas, que tais mártires negassem a fé católica, ou seja, negassem os sacramentos, negassem a sucessão apostólica e negassem tudo aquilo que compõe a nossa fé católica.

Nos tempos de hoje, meus irmãos e meus irmãs, é necessário termos essa têmpera, esse zelo ardoroso desses nossos irmãos mártires. E isso nos ajuda a entender o quê? Que a nossa vida precisa ser transbordada no amor de Deus, inspirada pelo Espírito Santo, e nos leve a desejar viver o Evangelho na sua totalidade.

Do contrário, meus irmãos, hoje, o Evangelho nos fala: “a Messe é grande, poucos operários”. Por quê? Porque ninguém quer se comprometer com a causa do Evangelho, pois nos tira do nosso habitat natural, tira-nos do nosso comodismo e isso vai gerando em nós uma grande insatisfação em querer seguir Jesus. É muito difícil seguir Jesus, pois nos compromete. Compromete-nos porque nós vamos ter que renunciar, nós vamos ter que viver uma vida reta, não vamos poder nos alienar com aquilo que o mundo nos propõe. Foi isso que esses homens viveram, derramaram o seu sangue de forma que foram, diante de Deus, homens fiéis, porque não negaram a fé.

Por isso, meus irmãos, como de costume, nós precisamos dizer: “Aguenta firme, porque as perseguições virão” E nós vamos ter que testemunhar a nossa fé. O Senhor, hoje, faz esse chamado para mim e para você dizendo: “A Messe é grande e poucos são os operários”.

Precisamos estar com nossos ouvidos atentos para a escuta da Palavra e para o chamado que o Senhor nos faz, mesmo que seja para darmos a nossa vida. Que o Senhor nos dê a têmpera e a ousadia desses mártires, dê-nos também todo desassombro para nós continuarmos na vontade de Deus.

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: