terça-feira, 8 de outubro de 2024

EVANGELHO DO DIA (Lc 10,38-42)

ANO "B" - DIA: 08.102024
27ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38 Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39 Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40 Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: "Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!" 41 O Senhor, porém, lhe respondeu: "Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42 Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Alcançar o coração"

“Ela aproximou-se e disse: ‘Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar’. O Senhor, porém, lhe respondeu: ‘Marta, Marta, tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada’.” (Lucas 10,40-42)

Amados irmãos e irmãs, no mundo marcado por grande confusão, desespero, perda de sentido, no mundo onde nós estamos preocupados muito mais com aquilo que nos satisfaz, com aquilo que nos traz conforto, com aquilo que nos traz satisfação, nós nos esquecemos do essencial: estarmos aos pés do Senhor.

Este quadro do Evangelho nos relata justamente isso, e não há nada de negativo naquilo que Marta faz, acolher bem Jesus, prestar toda a atenção em relação à comida, em relação a trazer aquilo que seria o conforto de Jesus. Mas Ele não estava preocupado com isso. Ele estava preocupado em alcançar o coração tanto de Marta como de Maria, e esta teve a perspicácia de compreender. Agora, é um momento único de estar com o Mestre. Ou seja, no mundo de confusão, de desespero, de perda de sentido, Jesus veio para nos dar o verdadeiro sentido, o sentido da nossa existência, o sentido pelo qual nós somos criados por Deus. E é esse sentido, meus irmãos, que vai nos levar a acolher esse amor que pode mudar corações.

Cristo é o verdadeiro sentido

Jesus chamou a atenção de Marta? Chamou! Mas para que ela voltasse para o essencial. Depois que Ele fosse embora da casa delas, Marta poderia voltar aos seus trabalhos cotidianos. Jesus não estava criticando isso. Ele estava dizendo: Agora, eu estou aqui. Faça na minha presença, agora, aquilo que pode trazer sentido para a sua vida. E Marta não tinha entendido isso tanto quanto Maria.

Mas também, meus irmãos, é urgente anunciarmos. Cristo é para nós o verdadeiro sentido. E nós precisamos resistir, meus irmãos, às tentações excessivas, às inquietações, às preocupações da qual Jesus traz em relação a Marta. Por isso inquietar-se e preocupar-se seria como quem pretendesse ficar numa agitação permanente, em vez de se lançar aos pés do Mestre.

O Senhor quer nos ajudar, meus irmãos, a voltarmos para o sentido da nossa vida, estarmos aos pés de Jesus, escutar o seu coração, ser ensinado por Ele para que possamos, verdadeiramente, acolher a salvação, acolher a vida eterna, acolher o grande amor de Deus por cada um de nós.

A intenção de Jesus não é chamar a nossa atenção, não é nos colocar ali até mesmo em constrangimento, mas parece que foi assim que Marta se sentiu naquele momento, constrangida por Jesus ter chamado a sua atenção. Não! Jesus, com carinho, com sinceridade, com verdade: Marta, tu se preocupas com muitas coisas, mas uma coisa é necessária. E Maria escolheu a melhor parte, e essa não lhe será atirada.

Que o Senhor nos dê essa graça de não nos inquietarmos, não nos preocuparmos com aquilo que está ao nosso redor e que nos afeta. Mas se nosso coração estiver em paz, no Senhor, teremos a nossa vida mudada, transformada e curada pela graça de Deus.

Que o Senhor nos abençoe, guarde-nos por intercessão de Nossa Senhora.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: