ANO "B" - DIA: 21.10.2024
29ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13 alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: "Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo". 14 Jesus respondeu: "Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?" 15 E disse-lhes: "Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens". 16 E contou-lhes uma parábola: "A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17 Ele pensava consigo mesmo: 'O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita'. 18 Então resolveu: 'Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19 Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!' 20 Mas Deus lhe disse: 'Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?' 21 Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Todo tipo de ganância, ambição, cobiça"
“Toma cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens” (Lucas 12,15).
Meu irmão, minha irmã, o Evangelho de hoje é bem sugestivo para o concreto da nossa vida. O Senhor está nos ajudando a fazer cair por terra toda preocupação em acumular bens, riquezas, materiais neste mundo.
Com o coração livre e desapegado
Por que o Senhor tem essa preocupação de nos ajudar a olhar para essa realidade? Porque as riquezas, os bens materiais vividos com ganância nos roubam o olhar da eternidade. Jesus veio para anunciar o Reino de Deus, e, ao anunciá-lo, colocar-nos neste itinerário para a vida eterna. Só que se nós não trabalharmos, em nosso coração, essa ganância, o orgulho, o egoísmo, o individualismo e tantas realidades que nos fecham a esse horizonte da eternidade, e Jesus alerta os seus discípulos.
Por isso, meus irmãos, nós temos que ter também uma consciência de que a nossa vida é finita, ou seja, ela passa. A morte é algo imprevisível, que pode chegar a qualquer momento. É por essa razão que Jesus está nos falando: qual é a realidade essencial para mim e para você? É estar com os olhos neste mundo? Se nós tivermos este olhar para as coisas que passam, nós tiraremos o nosso olhar das coisas que não passam. Por isso Jesus fala, neste Evangelho de hoje: cuidado contra todo tipo de ganância. Porque se alguém está pensando e tem muitas coisas, não é, perde a direção. Não percamos a direção, meu irmão, mas olhemos para a nossa meta.
E aí, meus irmãos, essa preocupação exagerada de acumular bens neste mundo gera em nós algo que está adoecendo a humanidade. O egoísmo é não prestar atenção no nosso próximo.
Jesus nos deu um mandamento: amar uns aos outros como eu vos amei. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Só que se o nosso olhar estiver na realidade de acumular, acumular, acumular, nós perderemos de vista a vida eterna. Nós não podemos cair neste engano. Por isso Jesus dá uma ordem: tomar cuidado contra todo tipo de ganância, para que o nosso coração se desprenda, meu irmão, de todas essas realidades e para que nós nos abramos ao eterno.
Assim, buscaremos aquilo que é essencial para nós, uma vida de profundidade, uma vida de intimidade que nos leva a conhecer os mistérios de Deus e os mistérios do seu Reino.
Para que, quando chegar o momento da nossa morte, estejamos preparados com nosso coração livre e desapegado de todas as coisas deste mundo. Que o nosso Senhor nos ajude e que nós olhemos fixo para nossa meta.
Buscai as coisas do alto e não as coisas dessa terra. Que Deus nos ajude e que Ele nos dê força e coragem.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário