ANO "B" - DIA: 04.11.2024
31ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)
MEMÓRIA DE SÃO CARLOS BORROMEU
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Se guardais minha palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 12 dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: "Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13 Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14 Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Todo o tempo Deus é bom!"
Neste dia em que celebramos a memória de São Carlos Borromeu, no Evangelho, Jesus nos ensina a fazer o bem sem esperar nada em troca, sem esperar, irmãos e irmãs, recompensas. Se o que fazemos é sempre esperando recompensa, nós nos tornamos escravos daquilo que esperamos. E se o que esperamos não vem, nós nos frustramos. Jesus prepara o nosso coração para vivermos de maneira livre neste mundo, para que também a nossa espiritualidade seja livre. Cuidemos também, irmãos e irmãs, para que esse jeito de existir não influencie a nossa vida de oração.
Deus é bom o tempo todo
Se, no meu jeito de existir, eu sempre espero recompensas, também a minha vida de oração será sempre esperando recompensas. Então, se eu espero sempre recompensa, eu deixo de buscar a comunhão verdadeira com Deus. Sabemos, irmãos, que os que vivem em Deus têm como herança a vida eterna, mas a herança, que é a vida eterna, é fruto da bondade de Deus. Não é um pagamento como recompensa, porque você fez a coisa certa, mas é fruto da bondade e do amor de Deus, que o ama.
Que nossa oração tenha em vista o desejo de viver em constante comunhão com Deus, e não fazer coisas para receber recompensa d’Ele, porque Ele é bom o tempo todo, e, por conta dessa bondade, ele nos recompensa com a presença d’Ele.
Sejamos conduzidos neste dia, iluminados pela luz da caridade que conduziu também São Carlos Borromeu em seu pastoreio, em seu serviço à Igreja. Que aprendamos a viver sempre esse serviço desinteressado, fazer o serviço apenas porque amamos Deus, porque sabemos que Ele nos amou e nos ama por primeiro.
Sobre você, deixe-se permanecer a bênção do Deus Todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário