A data de hoje é reservada, principalmente, para celebrar e homenagear os entes queridos que já morreram.
Hoje é dia 02 de novembro e, como Igreja, fazemos memória de todos os fiéis defuntos. Para um cristão, esse dia não é um simples feriado, nem dia de tristeza, mas é um dia de esperança, que deve nos renovar no espírito de súplica e intercessão pelos nossos entes queridos que não se encontram mais neste mundo. Hoje, com grande fé, podemos pedir ao Senhor por todos os fiéis defuntos, para que alcancem a plenitude da vida eterna diante de Deus.
Desde os primeiros séculos, os cristãos já visitavam os túmulos dos mártires para rezar por eles e por todos aqueles que um dia fizeram parte da comunidade cristã. No século XIII, a Igreja formalizou esse gesto de misericórdia com seus fiéis defuntos, passando a celebrar um dia só pra eles. No dia 01 de novembro já era celebrada a Solenidade de Todos os Santos, ou seja, os que já estão no céu. A Igreja então escolheu o dia seguinte, 02 de novembro, para celebrar o dia de Finados.
A fé aprofundada na vida e na história
Além das Escrituras Sagradas e o Magistério, a Igreja sempre foi iluminada em suas celebrações também por sua rica Tradição, entendida como os santos aprendizados, frutos de uma experiência concreta de fé. Alguns teólogos chegaram a apontar que o ato de oferecer sacrifícios e orações pelos fiéis mortos é um costume muito antigo na Igreja. Acredita-se ainda que pode ter sido ensinado inclusive pelos próprios apóstolos. Desse modo, a celebração de todos os fiéis defuntos evidencia que há uma única Igreja de Cristo, em três estágios: Militante, Padecente e Triunfante.
Reze, interceda e suplique a Deus por seus parentes e amigos que já não estão mais neste mundo. Saiba que cada simples oração feita a Deus na intenção deles é como dar a alguém que está se afogando a oportunidade de subir e respirar. Feche seus olhos, lembre-se de seus parentes e amigos que já se foram e reze uma Ave-Maria e um Pai-nosso por eles.
E ainda mais, como Igreja, diga hoje com fé e esperança: eu creio na vida eterna.
Deus te abençoe sempre, Shalom.
Reze conosco | Ofício das benditas almas do purgatório. Por Rodrigo Santos
Fonte: comshalom.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário