quarta-feira, 27 de novembro de 2024

EVANGELHO DO DIA (Lc 21,12-19)

ANO "B" - DIA: 27.11.2024
34ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Permanece fiel até a morte, e a coroa da vida eu te darei!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12 "Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13 Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14 Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15 porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16 Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17 Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18 Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19 É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!"

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Sinais dos últimos tempos"

Irmãos e irmãs, o texto do Evangelho que vamos ler hoje está em Lucas, capítulo 21, versículos 12 a 19.

” Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!'” (Lucas 21,12-19)

Na liturgia da Palavra desta semana, vimos e escutamos, irmãos e irmãs, palavras sobre os últimos tempos, sobretudo sobre os sinais. Tudo isso para que aprendamos a viver em vigilância.
Últimos tempos

Ontem, falávamos da diferença entre fim dos tempos e últimos tempos.

O fim dos tempos marca a realidade da encarnação de Jesus, desde o momento em que Ele se encarnou até o dia de hoje, até a Sua segunda vinda. Claro, os últimos tempos já dizem mais das realidades últimas, os sinais últimos.

Então, a liturgia dessa semana sempre nos recorda essas duas realidades para as quais precisamos estar preparados para um encontro com Cristo, seja quando nós formos ou Ele vier. Assim, sempre recordamos também a segunda vinda de Jesus nesta semana.

E o Evangelho de hoje nos recorda que todos os sinais, e até mesmo as perseguições são ocasiões, oportunidades para testemunharmos a nossa fé. É permanecendo firmes que vamos ganhar a vida.

Que aprendamos, irmãos e irmãs, com os textos desses dias, com o Evangelho de hoje, a não esmorecermos nos momentos de dificuldades que surgem, que são ocasiões para a permanência, nós devemos permanecer em Deus. São ocasiões para testemunharmos nosso amor a Jesus até o fim.

Aqui, falamos de prisões, de perseguições; então, às vezes, muda a forma, mas a perseguição continua. Talvez não como a perseguição do tempo de Jesus, para alguns, para outros sim, a depender da realidade, mas realidade que até hoje nos somos perseguidos por conta da nossa fé.

E qual deve ser a nossa atitude? Vigilância e permanência, nós devemos permanecer em Deus e testemunhar que a vida de fé transforma a nossa existência.

A vida de fé é a realidade que nos faz viver neste mundo em que Cristo se encarnou, com os pés aqui no chão, mas com uma realidade sobrenatural que dá sentido a tudo. Então o que dá sentido à nossa existência, à nossa vida, é uma realidade sobrenatural, não é apenas as realidades e os poderes deste mundo.

Então, abramos o nosso coração para a graça de Jesus que nos conduz, para a graça de Jesus que, constantemente, nos convida a sermos homens e mulheres de oração, que se voltam para as realidades do céu.

Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Edison Oliveira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: