Coração acelerado, respiração ofegante, sudorese. Estas são características que uma pessoa apaixonada pode descrever antes de um encontro com o amado; também podem ser vivenciadas por alguém após um exercício físico intenso ou, ainda, por uma pessoa que sofre de ansiedade. Os mesmos sintomas, mas em contextos diferentes.
Só conseguimos diferenciar quando um contexto é apresentado. Aprender a discernir os movimentos e anseios do nosso coração deveria fazer parte da rotina de todo cristão.
Afinar a consciência, ser dócil ao Espírito Santo e descansar o coração na confiança em Deus: quantas coisas belas, necessárias e, ao mesmo tempo, difíceis de viver!
Diante de uma rotina tantas vezes intensa e frenética, podemos olhar para os momentos de descanso como aqueles em que nos jogamos no sofá, assistimos a algo na televisão e deixamos a mente vagar. Às vezes, será exatamente assim. Contudo, para nós, cristãos católicos, há apenas um lugar de descanso verdadeiro e regenerador: diante do Senhor.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso” (Mt 11,28). Esta é a promessa do Senhor para nós. Nosso cansaço será aliviado quando vivermos em Sua presença.
“Inquieto será o nosso coração enquanto não descansar em Deus” (Santo Agostinho).
Não é apenas a rotina que cansa. As preocupações com o futuro, com a saúde, com as finanças e com os afetos também exaurem nossas forças e angustiam a alma. Podem até nos deixar com o coração acelerado, respiração ofegante e sudorese. E a pergunta que lhe faço é: onde o seu coração tem buscado descanso?
Muitos buscam descanso em prazeres efêmeros; outros, em medicações para aliviar os sintomas. E você?
Aqui, não levanto bandeiras contra essas coisas que, na ordem da graça, também são necessárias. Gostaria, no entanto, de chamar sua atenção para algo de suma importância: “Inquieto será o nosso coração enquanto não descansar em Deus” (Santo Agostinho).
O cristão católico que, em qualquer situação, busca descanso no Senhor jamais será subjugado pelo mundo e saberá discernir, com clareza, quais recursos utilizar para restaurar o corpo e a mente. Superar as agitações, a ansiedade e as angústias geradas pela vida cotidiana torna-se muito mais leve quando sabemos onde nosso coração pode descansar.
Este não é um texto de autoajuda cristã. É um lembrete do caminho de casa para você que talvez se encontre perdido e cansado.
Você sempre teve e terá um lugar para descansar seu coração: no coração de Deus. Que Nossa Senhora nos guie nesse caminho de volta sempre que estivermos perdidos.
Que o Bom Deus nos abençoe. Até a próxima!
Fernanda Guardia
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator
Fonte: www.pantokrator.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário